terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O meio ambiente já agradece

Medidas preventivas e projetos socioambientais já estão em plena execução em função da ALPA



Os dizeres à cima foram extraídos de uma matéria publicada no jornal opinião (28-29/12) cujo título é, “benefícios que virão em cadeia”.
No tocante ao meio ambiente, Eloíso Araújo, analista de meio ambiente da Alpa destaca os programas do meio biótico e de monitoramento da fauna, como os trabalhos de supressão vegetal, captura e salvamento de animais. Os animais capturados em sua maioria cobras, rãs e lagartos, entre outras espécies, são soltos em área igualmente definida pelo órgão ambiental, que, mesmo após a soltura continuarão sendo monitorados durante toda a implantação da Alpa. (...) 
 (...) Como a usina será instalada às margens da rodovia Transamazônica e do rio Tocantins, onde a fauna e a flora são bastante preservadas, a preocupação é garantir a sobrevivência dos animais. Por isso, os quelônios e os botos do rio Tocantins e Itacaiúnas também estão sendo monitorados. (Jornal Opinião) 

Há sete (7) anos o MEPA vem trabalhando para proteger os quelônios, recentemente por uma questão de necessidade passou a monitorar também os botos que estão sofrendo uma perseguição implacável. Essas ações chegaram ao conhecimento da VALE/ALPA que se interessou em conhecer de perto as técnicas utilizadas para captura de ovos de quelônios monitoramento e soltura de filhotes bem como os trabalhos de educação ambiental junto a pescadores e moradores ribeirinhos. O contato ALPA e MEPA culminou em uma parceria que deve ser colocada em prática a partir de janeiro/2011. Os Quelônios e outras espécies agradecem. 

Fotos: 1ª Euzivaldo Queiroz (http://transamazonica40anos.com.br) - 2ª César Peres (www.promargem.org)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host