Já há algum tempo sustentabilidade ambiental é um tema que vem sendo discutido em todo o mundo, no entanto, a compreensão da temática não simples para grande parte da população, em especial aqueles de nível cultural menos favorecido.
No site da Wikipédia encontramos a seguinte definição para sustentabilidade ambiental:
A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.
As Nações Unidas, através do sétimo ponto das Metas de desenvolvimento do milénio procura garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental, através de quatro objectivos principais:
- Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.
- Reduzir de forma significativa a perda da biodiversidade.
- Reduzir para metade a proporção de população sem acesso a água potável e saneamento básico.
- Alcançar, até 2020 uma melhoria significativa em pelo menos cem milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza.
Em suma, o grande desafio para políticos, empresários, cientistas e ambientalistas é encontrar uma forma de fomentar o crescimento econômico sem destruir o planeta. Parece uma equação impossível, mas algumas nações já mostraram que com investimentos em tecnologia, pesquisa e acima de tudo, em educação, os impactos ao meio ambiente podem ser minimizados, sem isso, todo o mal que homem provoca na natureza ele recebe de volta por meio das catástrofes “naturais”
0 comentários:
Postar um comentário