quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ÁGUA BOA - Esgoto de marabá é lançado em rios que abastece a cidade

O esgoto sanitário é o resíduo líquido formado por três tipos de água: a dos esgotos domésticos, que são águas de bacias sanitárias, pias e chuveiros de casas, comércios e hospitais, por exemplo; a dos esgotos industriais, com alto teor poluente vindo dos vários processos de produção de fábricas e indústrias; o das águas de infiltração, que não fazem parte do sistema de esgoto, mas se infiltram nele por vários motivos.

A rede coletora deve receber os esgotos de residências e indústrias, porém, em algumas situações, podem ser coletadas outras águas, no caso, a água da chuva que entra em poços de visita danificados ou sem tampa, ou a água subterrânea que penetra em juntas mal executadas de tubos enterrados. A Norma Brasileira 9649 recomenda o emprego do sistema separador absoluto, ou seja, de uma rede específica para esgoto sanitário e de outra para a drenagem de águas pluviais, bem como o tratamento do esgoto sanitário antes que este seja lançado no meio ambiente, ou melhor, dizendo no leito dos rios.

Direto da fonte puricima
O educador ambiental César Peres, Presidente da ONG MEPA, é um dos moradores de Marabá que está chamando a atenção para o problema. Ele afirma que a situação já é de conhecimento público há muito tempo e que nenhuma providência foi tomada.
O que está acontecendo é inaceitável. Estações de tratamento de esgoto é água precisam ser instaladas no município o mais rápido possível, enquanto isso, toda essa sujeira é lançada nos rios, prejudicando o meio ambiente e as pessoas que precisam da água. César Peres.


2 comentários:

Compre Barato disse...

Poxa...vao realmente easperar acontecer passeatas e vandalismo para resolver esse problema?

Compre Barato disse...

Poxa...vao realmente easperar acontecer passeatas e vandalismo para resolver esse problema?

Postar um comentário

 
Free Host