quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ONG MEPA ministra palestra em São João do Araguaia


Na manhã desta quinta-feira, à convite da EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará -  de São João do Araguaia a ONG MEPA proferiu uma palestra apresentando suas ações na área de proteção de quelônios (tartarugas e tracajás).

O evento aconteceu na câmara de vereadores daquele município e contou com a participação de técnicos da EMATER, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do presidente da Colônia de Pescadores, presidente da associação dos moradores ribeirinhos, do gerente do Banco do Brasil de São Domingos do Araguaia, entre outras personalidades.

No discurso do presidente da ONG MEPA a idéia que mais agradou foi a de consumo sustentável:
Cesár Peres - MEPA

Nós do MEPA não somos contra o consumo de quelônios, nós somos contra a pesca predatória, a comercialização ilegal, o desperdício. Se compararmos o homem com os outros animais vemos a brutal diferença, um lagarto ao descobrir um ninho de tracajá pega apenas o suficiente para se alimentar, já o homem, não deixa nem a cova intacta. O MEPA defende o consumo sustentável, e isso é possível, nosso trabalho tem provado isso. Cezar Peres.

O objetivo do seminário foi levantar as possibilidades econômicas do município de São João explorando o que ele tem de melhor que é a riqueza natural, seja para o desenvolvimento da agricultura familiar ou do turismo, e por que não dos dois?

D'leon, Paulo César e Anderson
O coordenador da EMATER na cidade, Paulo Cesár, responsável pela reunião, ficou satisfeito com a contribuição das palestras, mas segundo ele, esse foi apenas o primeiro passo, agora é hora de agir, de fazer os projetos e sair em busca de apoio financeiro para viabilizá-los. São João do Araguaia tem apenas duas fontes de renda, o funcionalismo público e a pesca.

Participaram também do evento os agrônomos Luis Renato e José Júnior, também lotados na agência de São João do Araguaia e João Ancelmo, lotado em São Domingos do Araguaia. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host