sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ONG- Sea Shepherd faz pressão constante ao Japão, e suspende temporariamente a caça de baleias na Antártida.

O Japão suspendeu temporariamente a caça de baleias na Antártida devido ao assédio da organização ambientalista Sea Shepherd contra sua frota baleeira, informou a Agência de Pesca japonesa nesta quarta-feira (16/02).

Um porta-voz da agência afirmou que as autoridades japonesas estudam como proteger o baleeiro japonês Nisshin Maru, cujo retorno estava previsto para março, mas não confirmou se o navio antecipará o seu retorno. Segundo ele, a frota baleeira japonesa atualmente está paralisada devido a vários ataques da Sea Shepherd.

Porém, a organização ambientalista Greenpeace assegurou nesta quarta-feira que o Nisshin Maru retornará ao Japão, mas que o verdadeiro motivo não é o assédio dos ativistas, e sim o fato de que a campanha da frota já não é rentável. Como não há demanda por carne de baleia no país, perde o sentido continuar caçando esses animais", afirmou a entidade.

O Japão realiza anualmente, entre os meses de dezembro e março, uma campanha de caça de cetáceos na Antártida com supostos fins científicos que, segundo os grupos ambientalistas, esconde motivos puramente comerciais. As capturas da frota japonesa, que tem uma cota anual de cerca de mil cetáceos, foram de apenas 507 baleias na campanha passada. A Agência de Pesca japonesa atribuiu a baixa às atividades de obstrução" da Sea Shepherd.

noticias mundo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host