sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A tartaruga tinha em torno de 80 anos e ainda não se tem certeza da espécie

Não foi esta foi uma desconhecida.
Por volta das 19h da última segunda-feira (07/02) um fato inédito chamou a atenção dos moradores da orla de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. É que uma tartaruga, de espécie ainda não identificada e com idade aproximada de 80 anos, fez um ninho e despejou mais de 120 ovos na praia. A cena fez com que os moradores acionassem o Ibama e a Secretaria de Meio Ambiente do município, que logo mandou uma equipe ao local.

Segundo a gerente interina de meio ambiente, Walkiria Costa, o evento ainda não tinha acontecido no município. A partir desse momento todas as providências serão tomadas para proteger o ninho com os futuros filhotes de tartaruga. "Nós vamos cercar a área e colocar um toldo explicativo do lado, para informar a população sobre as tartarugas. Também faremos em parceria com o Grupamento de Meio Ambiente (Gama) e com o 6º Batalhão de Polícia Militar a segurança 24 horas do local para evitar saques e danos ao ninho. Também vamos acompanha-los até o nascimento que acontecerá nos próximos 60 dias", disse.

Além desses órgãos, a Associação de defesa do meio ambiente de Pernambuco irá acampar no local para ajudar na vigilância e conscientização da população. É o que garante Manoel Tabosa, presidente da instituição. "Vamos ficar no local até o momento em que os ovos eclodirem e seguirem seu rumo em direção ao mar", disse.

Um dos envolvidos na ação de proteção é o ambientalista Adriano Artoni. Ele, que já trabalha como voluntário do Ibama e do Projeto Tamar há 23 anos, está acampado no Recife acompanhando os ovos depositados em Boa Viagem e também acompanhará dando as coordenadas de como deverá ser feito o acompanhamento dos ovos em Jaboatão.

Artoni explica que os ovos levam de 45 a 60 dias para eclodir, neste período não pode sequer tocar na área para evitar a morte das tartarugas. Ele ainda informou que o caso de Jaboatão é um pouco mais delicado, pois a tartaruga depositou os ovos muito perto do calçadão, a uma distância grande do mar, por isso, quando os filhotes nascerem deverão ser transportados e soltos no mar. "A luz dos postes irá atrair os filhotes para a pista. Para evitar que eles morram, vamos ficar atentos e coloca-los direto no mar", informou.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host