quarta-feira, 9 de março de 2011

O Búfalo e a ilha do Marajó

De frente para Belém, a ilha de Marajó está rodeada pelos rios Amazonas e Tocantins e pelo oceano Atlântico. Marajó é a maior ilha fluviomarítima do mundo maior que a Suíça ou a Holanda. São aproximadamente 50 mil km2 e 15 municípios. Apenas uma parte dela, ao leste, está aberta ao turista e tem fácil acesso. O principal porto da ilha de Marajó é a cidade de Soure, considerada a capital da ilha. Basicamente, a visita envolve as cidades de Soure e Salvaterra.
Para se chegar à ilha têm que só de barcos ou balsas que sai de Belém. Na ilha de Marajó se encontra hospedagens rurais e de Selva. A partida é da capital Belém, na maior parte das vezes numa barca que leva quase três horas no trajeto de 80 km. 
Logo que se desembarca em Marajó,  os visitantes saltam em Salvaterra. Para ir de lá a Soure deve-se atravessar o rio de balsa. Além de curtir as praias na pequena cidade, como Araruna e Pesqueiro, lá o turista costuma parar nas rústicas lojas de artesanato de couro de búfalo. É em torno de Soure e Salvaterra que fica o lado mais turístico da ilha.
A cidade de Soure, na costa leste de Marajó, é considerada a capital da ilha por oferecer mais infra-estrutura e serviços, como hotéis, restaurantes e uma agência do Banco do Brasil.
As praias podem ser de água doce ou salgada. Suas principais atrações são as praias do Araruna, Praia do Pesqueiro e Praia Grande, o Museu de Marajó e os eventos como o festival de quadrilhas e do boi Bumbá e Nossa Senhora de Nazaré. As mais freqüentadas são as do Pesqueiro, a preferida dos marajoaras, e a selvagem Araruna, cercada por manguezais.
O Búfalo do Marajó Animal de porte avantajado e pelagem preta, o búfalo (Bubalus bubalis) teve sua origem na Ásia. Chegou ao Brasil por volta de 1890, na Ilha de Marajó, e se multiplicou rapidamente.
Animal de porte avantajado e pelagem preta, o búfalo (Bubalus bubalis) teve sua origem na Ásia. Chegou ao Brasil por volta de 1890, na Ilha de Marajó, e se multiplicou rapidamente.
O búfalo é um animal que chega a pesar mais de uma tonelada e é um dos símbolos do Marajó, pois é nesta ilha que se encontra o maior rebanho bufalino do Brasil. O búfalo faz parte do cotidiano da comunidade, já que está nas fazendas, nas ruas da cidade, no policiamento montado do 8º Batalhão de Polícia Militar do Pará, nas competições esportivas, na coleta de lixo domiciliar, no transporte de cargas e de pessoa

prefeitura de soure

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host