quinta-feira, 28 de abril de 2011

As belezas selvagens da Amazônia

Um grande mosaico de paisagens variadas, que vão desde floresta fechada a savanas, passando por terrenos alagados, cerrados, pântanos e manguezais. Esta é a Amazônia, um dos maiores patrimônios naturais da humanidade. A região, que se espalha por 6,6 milhões de km2 abrangendo nove países sul-americanos, oferece uma variedade imensa de ecossistemas, paisagens e atrações para seus visitantes, mas ainda permanece desconhecida pelos turistas – especialmente os brasileiros.

Tudo na Amazônia é grandioso. Ela tem a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica com mais de 6 milhões de km2 dentro de seu território, ocupando os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e oeste do Maranhão. Também possui o maior rio do mundo, o Rio Amazonas, com 6.850 km, e a maior bacia hidrográfica do planeta, a Bacia Amazônica, com 3.984.467 km2. A maior montanha do Brasil, o Pico da Neblina, com 2.993 metros, também está lá. E é lá que se encontra a maior biodiversidade da Terra, centenas de milhares de espécies de plantas e animais cujo número exato ninguém sabe ao certo.

Dos mais de 6 milhões km2 de floresta, 65% pertencem ao Brasil – o equivalente a mais de 4 milhões km2. Esse grande pedaço do território nacional recebe duas referenciações distintas. Uma é o bioma Amazônia, uma definição ecológica que abrange as áreas de formação florestal e seus ecossistemas associados, e possui 4,2 milhões de km². A outra é a Amazônia Legal, uma região política que abrange os sete Estados do Norte (Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia e Tocantins), mais Mato Grosso e metade do Maranhão, e possui mais de 5 milhões de km².  
360graus.terra.com.br/ecoturismo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host