quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conheça espécies reais que originaram personagens do filme 'Rio'


 
Antes de criar os personagens de 'Rio', o diretor Carlos Saldanha viajou com sua equipe ao Rio de Janeiro para ver diferentes espécies de aves no zoológico da cidade. O resultado na tela distorceu um pouco algumas características das aves na vida real, em um processo de "liberdade criativa" que Saldanha reconhece e defende em prol da fluidez da narrativa. O filme estreia nos cinemas do país na sexta-feira (8).

A principal liberdade narrativa permitiu mostrar, no filme, a ararinha-azul vivendo livremente na Mata Atlântica no Rio de Janeiro. Mas a espécie só ocorria em uma área específica de Caatinga na Bahia. "Não é uma espécie florestal como aparece no filme", diz Jaqueline Goerck, diretora da Save Brasil, representante da Bird Life International em São Paulo, que viu a pré-estreia da animação e agora mantém conversas com Saldanha e a Fox Filmes para tentar criar ações que chamem a atenção para a importância da conservação da ararinha na natureza.






Apesar das pequenas diferenças com a realidade, o filme retrata "bem realisticamente" a questão do tráfico de animais, segundo Jaqueline. "Mostra como os indivíduos [bichos] são acondicionados de forma precária pelos traficantes. O mercado ilegal de animais silvestres é muito forte no Brasil e só fica atrás do mercado de armas e de drogas. De cada dez aves capturadas na natureza, só uma sobrevive", diz ela, que ajudou o Globo Natureza a comparar características dos principais personagens do filme com espécies da vida real.

G1.COM/BOM DIA BRSIL

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host