terça-feira, 10 de maio de 2011

A criação de jacaré no Pantanal de MS

Criar jacaré aumenta a renda de um produtor pantaneiro.
O único autorizado pelo IBAMA no estado a criar os animais.

Na fazenda Cacimba de Pedra, a 200 quilômetros de Campo Grande, em pleno Pantanal de Miranda, é o som do berrante que recepciona os visitantes.

A propriedade de 1800 hectares é o refúgio de Gerson Bueno há 20 anos, paranaense de nascimento, pantaneiro de coração. Além da produção de gado, que ocupa boa parte da propriedade, ele investe em turismo rural e na criação de jacarés em cativeiro.

Entre o final de abril e o início de maio, época em que, segundo a Embrapa, o Pantanal atinge o pico da cheia, os últimos ovos de jacaré começam a eclodir. No criadouro, restam poucos ninhos, apenas 5% do total. Gerson monitora um a um.

Do ovo, o filhote é levado para um tanque. São vários espaços, onde o animal é monitorado até a fase do abate. A cria do jacaré ocorre apenas uma vez ao ano, por isso, a reprodução precisa ser cuidadosamente acompanhada.

Há 15 anos os produtores investem em melhoramento genético. Aos dez meses os jacarés são selecionados. Os animais que crescem mais rápido e que apresentam um temperamento mais calmo são escolhidos, pois assim, a convivência do grupo é melhor.

Hoje, os animais chegam mais cedo a fase do abate, com cerca de um ano de vida. Sem a tecnologia de melhoramento genético, os animais só são abatidos com três anos.

O sistema implantado na propriedade garante a venda de seis mil jacarés por ano

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host