quinta-feira, 28 de julho de 2011

Indígenas incentivam a união e a integração durante os jogos

Terminam no próximo sábado (30) os jogos tradicionais indígenas na aldeia Gorotire, Reserva Kayapó, no município de Cumaru do Norte. Pela primeira vez os jogos, organizados pela Angrokrere (Associação de Defesa dos Povos indígenas Kayapó), são realizados na aldeia.

Estiveram presentes, na cerimônia de abertura, os caciques representantes das aldeias, o representante da Funai, Kubei Kayapó; o representante da Funasa, José Miguel; além da maior liderança indígena Kayapó na atualidade, o cacique Raoni, da aldeia Metuktiri, de Peixoto de Azevedo (MT).

O objetivo do evento, de acordo com Angrokrere, é manter a união entre os povos indígenas e “mostrar ao mundo os seus costumes revelando a cultura, através de várias apresentações de danças típicas dos índios”.
A cada apresentação dos grupo participantes, se ouvia o grito ecoar pela floresta, o que soava como um pedido de socorro aos governantes no sentido de cooperarem com a preservação da natureza. O cacique Raoni disse que está satisfeito com a iniciativa de realizar uma festa com tamanha magnitude, que serve para a aproximação dos povos indígenas. (Diário do Pará)


0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host