quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ursos são apreendidos pelo Ibama em circo no Pará

Belém: Quatro ursos siberianos foram apreendidos pelo Ibama em um circo que estava em Quatipuru, a 200 Km da Capital no nordeste do Pará. O dono do circo, José Carlos Camargo, foi multado em R$ 5 mil por maus-tratos e por não possuir licença para a posse dos animais. A ação do órgão ocorreu na última segunda-feira, e os ursos foram enviados para Teresina (PI). Três deles passarão a viver em um zoológico da cidade, e outro irá para Canindé (CE).
Segundo o Ibama, os animais têm cerca de 20 anos e foram trazidos da Rússia ainda filhotes. Eles foram exibidos em apresentações no Paraguai, no Chile, na Argentina e no norte do Brasil. O Ibama disse que monitorava o circo há mais de um ano, mas fez a apreensão só depois de conseguir vagas. Entidades defensoras de animais calculam que há cem leões e 20 ursos no país à espera de abrigo definitivo. A maioria deles é originária de circos. No circo, os ursos andavam de bicicleta, de skate, se equilibram numa bola gigante, dançam e fazem graça pra plateia. Mas por atrás das lonas, a realidade desses bichos perde todo o encantamento.

Improviso: Os ursos vivem há pelo menos 14 anos em jaulas improvisadas numa carreta. O espaço é tão pequeno que eles mal conseguem se movimentar. A temperatura média no Pará passa dos 30ºC na maior parte do ano. Um suplício para essa espécie acostumada com o inverno russo. Um dos ursos estava desidratado. Todos tinham problemas de saúde.
Nove estados e 50 municípios brasileiros já proíbem a exibição de animais em circos. Mas o Brasil ainda não tem uma lei federal sobre o assunto.

 *Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host