segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Empresa ligada à VALE/ALPA avalia as condições dos filhotes em cativeiro

No último dia 22, analistas ambientais da empresa Foco Ambiental Consultoria Ltda e Ambienta Soluções Ambientais promoveram visita técnica ao projeto de conservação de quelônios (tartaruga da Amazônia e tracajá), localizado na Praia do Meio, entre Marabá e Itupiranga. Na ocasião foram avaliadas as condições clínicas dos espécimes em quarentena (aclimatação para a soltura) e instalações dos mesmos no projeto.

Wescley Batista dos Santos – Médico Veterinário – Foco Ambiental
Veja um trecho na íntegra do relatório feito pela equipe de campo:
A visita foi realizada por um médico veterinário que avaliou as condições clínicas dos animais recém-nascidos em seus viveiros de quarentena e um engenheiro ambiental que avaliou as instalações onde se manejavam os mesmos. A iniciativa já conta com um plantel de mais de 11 mil indivíduos em duas baias de recria ou confinamento. Nestes os quelônios são alimentados durante todo o dia com dieta a base de vegetais (hortaliças, cenoura, macaxeira e melancia) e peixes. Embora tenha registrado alguns casos de cegueira e deformações (três casos em mais de 11 mil indivíduos), os animais do projeto dispõem de ótimo estado clínico coletivo e onde se observou um ótimo desenvolvimento de carcaça dos mesmos.
Os animais observados encontram-se, em sua quase totalidade, em estado hígido e, portanto em amplas condições de serem integrados à natureza.
A devolução desses filhotes para a natureza está prevista para acontecer ainda esse ano em um grande evento cultural e ecológico.
Filhote de Taratura da Amazônia - Quando adulta pode chegar à 80 kg

Análise do tanque de engorda

Tartaruga e Tracajá prontos para voltarem para a natureza

Ricardo Campelo Costa – Engenheiro Ambiental – Ambienta Soluções Ambientais

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host