domingo, 15 de janeiro de 2012

MEPA contra o lixo mobiliza centenas de pessoas

A ONG MEPA realizou ontem (15) mais uma ação de educação ambiental. Estudantes e educadores foram convidados para uma “limpeza da margem do rio Tocantins” no perímetro da Orla de Marabá, a ação recebeu o nome de “Mepa contra o lixo no rio”.


É frequente o acumulo de lixo na parte de baixo da Orla Sebastião Miranda, com as chuvas e o aumento do nível do rio esse lixo passa a ser levado pelas águas e se espalha por toda a sua margem causando problemas para a natureza e para quem depende dela como as comunidades ribeirinhas que vivem entre Marabá e Itupiranga.
Presidente da ONG exibe o motivo da preocupação
O objetivo da ONG com essa ação era chamar a atenção da sociedade para o uso responsável dos recursos naturais, esse problema poderia ser minimizado se houvesse mais consciência por parte da população quanto ao destino do lixo produzido, pode parecer pouco quando alguém joga uma embalagem de chocolate, uma garrafa na Orla, mas, de "um em um" a margem do rio vai se tornando um grande lixão e esse lixão a céu aberto acaba indo para o rio.

As parcerias da ONG permitiram um bom público, a 4ª Unidade Regional de Educação, por exemplo, providenciou ônibus para transportar os estudantes das escolas da Rede Estadual. O trabalho foi realizado em canoas da ONG e de pescadores que levam os estudantes, antes, aconteceu uma pequena palestra mostrando os efeitos da irresponsabilidade em relação ao lixo.
Diretor da URE e estudantes da Rede Estadual de Ensino
O Presidente da ONG lamentou o fato de não ter lixeiras ou container de lixo ao longo da Orla:
É uma pena, sem ter onde depositar o lixo nem todo mundo tem a consciência de andar um pouco mais até encontrar um cesto ou um contêiner, se falta infraestrutura e educação o resultado é lamentável. (César Peres)
A imprensa também marcou "presença" o que contribui bastante para que essa mensagem de conscientização chegue em um número maior de lares.

Profª Leude (Esc. A Fazendinha) levou para o evento a "orla dos nossos sonhos"

1 comentários:

Pedro Souza disse...

Excelente a ação do MEPA. Trabalhando a formação da juventude marabaense em relação à preservação ambiental. Fiquei feliz pelo convite e agradeço às escolas que compareceram à orla.

Postar um comentário

 
Free Host