O Movimento de Educação e Preservação da Amazônia (MEPA) e a Associação de Pequenos Produtores Rurais e Pescadores da Praia do Meio com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Ipixuna, realizaram uma ação itinerante que levou atendimento médico e jurídico às comunidades ribeirinhas da Praia do Meio, localizada no Rio Tocantins entre Marabá e Itupiranga, a localidade pertence ao município de Nova Ipixuna. A ação aconteceu no último sábado e teve a adesão total dos moradores daquela região.
Médicos, Advogados e Técnicos em Enfermagem compuseram a equipe que atendeu centenas de pessoas. Os médicos fizeram um atendimento preliminar e detectaram problemas de infecções, principalmente nas mulheres enquanto que nos homens, a maior incidência foi de desvio de coluna e hérnia nos testículos, provenientes do excesso de peso. As crianças que foram atendidas apresentaram quadro de raquitismo, desnutrição e até caso mais graves de mutilamento.
Além do atendimento médico, um corpo jurídico deu orientações sobre aposentadoria e outros temas de interesse da comunidade.
Foi um dia de atendimento e também de descontração, na oportunidade foi divulgada a lista dos moradores que receberam o PRONAF (O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), foi servido ainda um almoço para os ribeirinhos.
0 comentários:
Postar um comentário