O Biólogo Marcos Vinícius, esteve nas praias de atuação da ONG MEPA, para mensuração dos ovos, com o auxílio de paquímetros, pesagem de ovos com auxílio de balança digital de alta precisão e medição das profundidades dos ninhos, com o auxílio de Trenas métricas.
Com base nos resultados obtidos, observou-se em relação ao cumprimento dos ovos em P. unifilis*, houve uma variação de 3.9 < 4.9 cm, estando todas as outras medidas, contidas nesse intervalo, o mesmo aconteceu com o diâmetro que variou de 2.55 < 3.6 cm. Enquanto que para P. expansa* a variação foi de 4 < 4.5 cm de comprimento e de 3.8 < 4.3 cm de diâmetro.
AFERIÇÃO DE MEDIDAS COM AUXÍLIO DE PAQUÍMETRO
Em relação a profundidade das covas notou-se uma certa diferença em relação aos ambientes em que foram encontradas. Vê-se que ninhos encontrados em ambientes arenosos apresentavam uma profundidade média (22,8 cm) maior do que em sequeiros (19,1cm) e barrancos (15,7cm). Uma mesma variação há se comparar-se o ambiente para tartarugas, em ambientes arenosos a profundidade média (90cm) tende a ser maior do que em sequeiros (65cm).
MEDIÇÃO DAS PROFUNDIDADES DOS NINHOS, COM AUXÍLIO DE TRENA MÉTRICA
*P. unifilis = Podocnemis unifilis = Tracajá
* P. expansa = Podocnemis expansa = Tartaruga
0 comentários:
Postar um comentário