terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Educação ambiental vale a pena?

Nessa época do ano era comum ver a Orla de Marabá, principal cartão postal da cidade, na sua parte de baixo, tomada pelo lixo, exatamente para minimizar esse problema a Ong Mepa, anos atrás, iniciou a campanha "Mepa contra o lixo no rio", hoje é visível a diferença.
Inverno de 2014
Inverno de 2012
O projeto "Mepa contra o lixo no rio" envolvia uma série de ações de consciência ambiental focadas nas consequências causadas pelo despejo de lixo diretamente nos rios e nas ruas, que de certa forma acabariam por chegar no rio. O ponto máximo do projeto era uma limpeza "simbólica" da margem do rio, ao longo da orla, com a participação de autoridades e estudantes das redes pública e privada.

Com um trabalho de educação ambiental bem feito é possível, paulatinamente, mudar a realidade de abandono em que se encontram muitas áreas na nossa região, infelizmente esse trabalho costuma ficar à cargo apenas de ONGs, o poder público e grandes empresas que exploram as riquezas naturais e minerais por aqui, pouco fazem, não atuam na prática e ainda inviabilizam qualquer tipo de apoio financeiro para contribuir com o trabalho dessas entidades sérias. Para exemplificar, podemos citar dois convênios que a Ong Mepa conseguiu a aprovar pelo conselho Municipal de Meio Ambiente de Marabá mas, embora o recurso exista para esta finalidade, ainda assim ele não chega ao destino correto, por outro lado, empresas como a Vale não demonstram o menor interesse em apoiar iniciativas de educação ambiental.

As dificuldades são muitas, mas, ainda assim, a Ong Mepa continua seu trabalho defendendo um convívio melhor, harmonioso entre sociedade e natureza, Meio Ambiente.

Por César Peres.
César Peres (Mepa) apresentando campanha de educação ambiental
  
A natureza é para todos, cuidar dela também



0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host