quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pesquisadores lançam livro sobre Harpia "Gavião Real"

No último final de Semana o Campus I da Universidade Federal do Pará (Marabá) abriu suas portas para o lançamento do Livro Fotográfico “Harpia” de João Marcos Rosa, a ONG MEPA esteve presente no lançamento representada pelo seu presidente César Peres.

O livro traz belas imagens dessa ave majestosa e conta um pouco da história do “Gavião Real” nome mais comum para a Harpia. Os textos aparecem em dois idiomas, português e inglês e foram escritos por Frederico Drumond, Tânia Sanaiotti e Roberto Azeredo.

Mais poderosa predadora entre as aves de rapina do mundo, o gavião-real ou harpia é a maior ave de rapina da América do Sul, possuindo porte majestoso e imponente. Pode medir de 50 a 90 cm de altura, cerca de 105 cm de comprimento e possui 2 m de envergadura. O macho pode pesar de 4 a 4,5 Kg e a fêmea de 6 a 9 Kg. Suas asas são largas e redondas, as pernas curtas e grossas e os dedos extremamente fortes com enormes garras. A cabeça é cinza, o papo e a nuca negros.  Uma harpia adulta carrega um animal de mais de 10 quilos. Suas garras são tão poderosas (a unha chega a medir 7 centímetros) e sua força tão grande, que ela consegue, em pleno vôo, arrancar uma preguiça da árvore. Pode viver até 40 anos.
 
Na obra literária é possível saber sobre a situação atual da espécie, seus hábitos alimentares, seus predadores, entre outras informações. 

Esteticamente o livro foi confeccionado em excelente material e as fotos são de ótima definição, a Vale aparece como um dos parceiros da pesquisa e publicação do material.

O Diretor-Presidente da Vale Roger Agnelli falou no livro:
“O compromisso com a sustentabilidade é um dos principais focos da Vale. Somos atualmente uma das empresas brasileiras que mais colaboram com a biodiversidade do Brasil, integrando nossas atividades operacionais com a busca continua pela conservação e recuperação do ecossistema das áreas onde atuamos (...)"  
A iniciativa é mais uma que contribui para o conhecimento e a proteção da biodiversidade da Amazônia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host