No último final de semana a ONG MEPA e ambientalistas da SERINTERGRAL desceram o rio Tocantins num trabalho de observação da população de quelônios.
No caminho, a paisagem era rica, os cenários mudavam frequentemente, foi possível ver ambientes bem protegidos e cenas de desrespeito ao meio ambiente.
Uma serpente encontrada na cidade também seguiu no passeio, ela foi levada para uma ilha deserta e colocada em liberdade.
Já os quelônios, objeto maior da ação, apareceram em alguns pontos, uma espécie que estava a ponto de desaparecer na região vem ganhando uma sobrevida desde que o MEPA, nesses sete anos, passou a monitorar a espécie e a trabalhar junto aos ribeirinhos o manejo sustentável, atualmente encontra-se mais desses animais do que em anos anteriores. A esperança da ONG é que esse número cresça visivelmente a partir das novas ações que serão implementadas esse ano.
Nos momentos de folga, pausa para o trabalho, nesses casos o rio é um convite irrecusável, a equipe aproveitou para mergulhar nas águas do rio Tocantins enquanto esperava o almoço cuidadosamente preparado pelos proprietários do bar e restaurante “Taboca” localizado à margem do rio, prato do dia, galinha caipira ao molho pardo, especialidade da casa.
0 comentários:
Postar um comentário