segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Baixo carbono e economia sustentável-VALE

A Assembléia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas, sendo assim, serão desenvolvidas atividades que estarão focadas na gestão sustentável, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos na florestas Amazonica
.As florestas além de fornecerem abrigos e habitat para a biodiversidade, são fontes de alimentos, remédios e água potável. Desempenham um papel vital em manter o clima global estável e, são essenciais para a sobrevivência e o bem estar de todas as pessoas do mundo.

Um ótimo mecanismo criado que visa a preservação e conservação das florestas é o REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação). Pode se dizer que o objetivo do REDD é pagar para “manter a floresta em pé”. O pagamento, por meio da venda de créditos de carbono ou financiamento por fundos, seria equivalente ao valor do carbono armazenado nas florestas, evitando o desmatamento e as emissões decorrentes dessa degradação.

Um ano depois de alguns dos principais empresários do Brasil assumirem voluntariamente o compromisso de reduzir suas emissões de gases estufa, o que aconteceu? O que mudou nas rotinas de uma mineradora que resolvel se adaptar aos novos tempos de uma economia de baixo carbono.

 VALE – Dra Vânia Somavilla (Diretora de Meio Ambiente). Ações Ambientais na VALE; Aumento das Transparências das Emissões; Compromissos da Carta: Cadeia de Valor é o nível mais elevado de Transparência do Relatório; Selo de Ouro de Transparência Empresarial; É a única Mineradora no Mundo que ganhou; Economia Verde; Transportar minérios com correias transportadoras em vez de caminhões fora de estrada, onde seja viável (713Km de extensão de correias transportadoras); Trabalhar Captura e Seqüestro de Carbono; Locomotivas movidas a Gás Natural; 18 Mil ha de Palma. ‘Amazônia / Pará ‘arco do desmatamento’; Dendê para biodiesel Sistema Norte; Compensar emissões plantando árvores em 450 mil ha devastados no Pará (1/3 eucaliptos + 2/3 floresta natural recuperada); Envolver toda Cadeia de Fornecedores e Clientes; Premissas da Carta; Trabalhando a sustentabilidade como um todo. Um exemplo perfeito para você empresário que está pensando em continuar no mercado competitivo, que começará a exigir ações sustentáveis de seus fornecedores.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host