quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Estória de pescador

Numa comunidade entre os municípios de Faro, no Pará e Nhamundá, no Amazonas, foi encontrado um jacaré gigante, com cerca de 6 metros de comprimento, e dentro dele, o pescador Manoel Sebastião, 53 anos, que havia saído de sua casa para pescar o alimento para sua família e não voltou mais.
A família estava a sua procura há duas semanas, já perdendo a esperança de encontrá-lo. As desconfianças de que poderia ter sido atacado por um jacaré ou mesmo uma sucuri, era a mais viável naquele momento. Pois se tivesse sido um afogamento, o corpo teria emergido.
Há tempos um jacaré gigante já tinha sido visto por vários pescadores, no rio Amazonas, mais precisamente às proximidades das duas cidades. E não era a primeira vez que ele atacava as pessoas e animais naquela região.
Ao atacar novamente outro pescador, na mesma região, os moradores da comunidade se reuniram e conseguiram matar o jacaré-açu que já estava pesando mais de 200 quilos. Isso depois de terem solicitado permissão às autoridades ambientais, visto o perigo que o réptil estava representando à população daquele lugar.
A surpresa foi tamanha, quando ao abrirem a barriga do animal, lá estavam os pedaços do pescador Manoel Sebastião. Segundo o prefeito do município de Faro, Denílson Guimarães, a região de Nhamundá está infestada de jacarés, alguns gigantes, como o que foi encontrado e morto pelos moradores. Contrariando as informações ambientais de que o réptil estaria em extinção, por conta da cobiça do seu couro, que é valioso e a sua carne que é saborosa. Denílson Guimarães disse que o prefeito de Nhamundá, César Paulain, anos atrás, comandou uma campanha junto ao IBAMA e ao Ministério do Meio Ambiente, para que a matança de jacaré fosse liberada, pois eles são muitos naquela região e apresentam perigo à população, principalmente aos moradores das áreas ribeirinhas.
O seu corpo é preto com faixas amarelas. Os olhos e narinas são grandes e os permite ficar semi-submersos. Alimentam-se de caranguejos, peixes e pássaros. Para nadar, eles utilizam o movimento ondulante da cauda. O jacaré Açu é o maior de todos os jacarés, podendo chegar até 6 metros de comprimento e até 300 quilos de peso. A reprodução ocorre uma vez por ano, em média, as fêmeas põem de 40a 50 ovos. Os jacarés jovens devem ter cuidado, pois corre o risco de ser devorado, assim que nasce por jibóias ou outros jacarés adultos. Sua média de vida é de 80 anos, mas pode chegar aos 100.
O aparecimento de animais gigantes tem ocasionado determinadas preocupações. Porque está cada vez mais comum aparecer esses tipos de animais, geralmente representando um perigo enorme para as pessoas. Na semana passada, foram encontradas duas cobras sucuris na zona urbana de Santarém. Uma no quintal de um morador às proximidades do lago Papucu, no bairro do Maracanã, e media 5 metros de comprimento. A outra cobra foi encontrada em uma área da sede social da AABB. Esta sucuri já tinha dado o bote em um porco.
A explicação dada por alguns biólogos que se manifestaram diante da situação direciona para o desmatamento desordenado e o desequilíbrio ecológico cada vez mais latente. Longe de suas presas em seu habitat natural, avançam para a zona urbana a procura de alimentação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host