quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Os animais como polinizadores

A polinização é um serviço ambiental de grande relevância para a manutenção dos ecossistemas e para a sustentabilidade da agricultura, necessitando assim, haver maior atenção no manejo agrícola e nas ações conservacionistas. O déficit de polinização resulta em perdas de produtividade e de qualidade dos produtos agrícolas.São referidos como polinizadores todos os fatores bióticos responsáveis pela transferência de pólen das anteras para o estigma das flores.

 A polinização feita por abelhas, morcegos, pássaros e outros tipos de polinizadores determinam a manutenção de no mínimo um terço das culturas agrícolas mundiais. Entretanto, a produção agrícola e a diversidade dos agroecossistemas estão ameaçados pelo declínio das populações de polinizadores. A maior contribuição para esse declínio, entre outros, é a fragmentação de hábitats (desmatamento), o uso de produtos químicos agrícolas e industriais, parasitas e doenças e introdução de espécies exóticas.

As abelhas são os principais agentes polinizadores dos vegetais e em troca os vegetais produzem substâncias adocicadas que atraem as abelhas, as quais carregam em seus pêlos o pólen dessa planta florífera. O pólen é importante para o desenvolvimento da colméia, pois é a fonte principal de proteína das abelhas, logo ao garantir o desenvolvimento da família à abelha também perpetuam a espécie vegetal.
A interação entre as abelhas e plantas garantiu aos vegetais o sucesso na polinização cruzada, que constitui numa importante adaptação evolutiva das plantas, aumentando o vigor das espécies, possibilitando novas combinações de fatores hereditários e aumentando a produção de frutos e sementes. Assim como as abelhas nativas, as abelhas naturalizadas também dependem da vegetação nativa ou introduzida para garantir a sobrevivência de suas famílias garantindo reserva de mel e pólen.
Estudos realizados por diversos pesquisadores evidenciam a importância da preservação das condições ambientais e da utilização desses insetos como polinizadores, potencializando a qualidade e quantidade econômica de diversas culturas. Para assegurar serviços sustentados de polinizadores associados com ecossistemas agrícolas, é preciso muito mais entendimento dos múltiplos benefícios e serviços fornecidos pela diversidade de polinizadores e os fatores que influenciam seu declínio e atividade. É necessário promover a conservação e a diversidade de polinizadores nativos e naturalizados, além de conservar e restaurar as áreas naturais necessárias para otimizar os serviços dos polinizadores em ecossistemas agrícolas e em outros ecossistemas terrestres.

1 comentários:

Anônimo disse...

eu só queria saber o q é um animalpolinizador

Postar um comentário

 
Free Host