domingo, 13 de fevereiro de 2011

Trinta mil poços podem estar contaminados em Belém

Cerca de 30 mil poços podem estar contaminados em Belém. O alerta foi dado pelo geólogo e pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA) Milton Matta, que ressaltou que estes poços atingem apenas a superfície, cuja água do lençol freático já está contaminada por coliformes fecais e por chorume (líquido oriundo do lixo), o que pode provocar diversas doenças na população. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), 90% dos casos de contaminação em poços são provocados por fossas. O crescimento desordenado da cidade e a pobreza são alguns dos fatores que contribuem para esta situação.
Muitas pessoas constroem poços porque o sistema de abastecimento de água ainda não chegou às localidades onde residem. Entretanto, o geólogo avalia que a construção de poços necessita de uma avaliação técnica para que não ofereça riscos. 'Deve-se evitar que estes poços utilizem a camada da superfície porque esta já está com água comprometida. Não se pode cavar poços próximos a fossas', informou.
O perigo é maior quando se trata de poço amazonas, no qual a população utiliza lata ou balde para puxar a água. Pegar no recipiente com as mãos sujas é arriscado. 'Estes poços deveriam ser fechados porque são focos de contaminação direta. Isto provoca doenças. Crianças podem ficar com diarreia por conta da água que bebem', frisou Milton Matta. Para ele, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e as secretarias municipais e estaduais deveriam fiscalizar a construção de poços.
O diretor de controle ambiental da Semma, Rodrigo Vianna, também reforçou a importância do acompanhamento técnico para a construção de poços. Porém, informou que não compete à secretaria fiscalizar as formas de abastecimento de água da população. 'Não cabe à Semma a fiscalização de ocupação habitacional. A Semma fiscaliza apenas as atividades econômicas que envolvem o meio ambiente. Cabe ao Estado abastecer a população de água', afirmou Rodrigo. 'Os poços devem ter licenciamento ambiental estadual para estar dentro dos padrões técnicos de segurança'.
Para o geólogo Milton Matta, o problema também se estende ao abastecimento de água da Região Metropolitana de Belém. 'Quase todos os rios que cercam a cidade estão poluídos. O rio Guamá fica próximo aos lagos Bolonha e Água Preta, que também estão sob o risco de contaminação', afirmou. Os lagos são responsáveis pelo abastecimento de 75% da população de Belém.
Mancha - Amanhã completará um mês que uma mancha de óleo apareceu e contaminou o poço de Irene Lopes da Conceição, de 79 anos, em Icoaraci. O caso é investigado pela Delegacia de Meio Ambiente (Dema), que aguarda laudo da perícia ambiental feita pelo Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves para concluir o inquérito.
Fonte: Amazônia

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host