terça-feira, 1 de março de 2011

Como está o meio ambiente hoje?

Basta olharmos as tragedias e as inundações que são paulo e rio de janeiro (assim como outras cidades) estão enfrentando. Muitas enchentes, mortes desabrigados,tristeza isso por falta de planejamento urbano, o desmatamento , a poluição e falda de educação Ambiental de muitos. Porem as tragedeas na maioria das vezes só acontece com os mais pobres, muito desespeiro morte e dor. 

A Terra é o único planeta conhecido com água em estado líquido em sua superfície. Uma enorme superfície – mais de 70% da área do nosso planeta é coberta pelos oceanos. No entanto essa grandeza não impede a sua degradação acelerada causada pelas civilizações modernas. A pesca industrial, poluição e a acidificação dos mares desde a Revolução Industrial impactaram muito a vida marinha.
Porém, as previsões para o futuro são muito mais sombrias. A redução do valor do pH (acidez) das águas dos oceanos terá enorme impacto nos ecossistemas marinhos no próximo século. Os mares, campeões no sequestro de carbono da atmosfera, devem entrar em colapso, diminuindo drasticamente a absorção de CO2. Justamente em tempos de aquecimento global.
A China enfrenta graves sobrecargas ambientais e de recursos, que ameaçam sufocar o crescimento do país, admite o ministro do meio ambiente, num artigo publicado hoje. Zhou Shengxian adiantou que o seu ministério quer incluir avaliações sobre as emissões de gases estufa nos processos de aprovação de projectos de desenvolvimento, adianta a agência Reuters.
 «Nos milhares de anos de civilização da China, o conflito entre humanidade e natureza nunca foi tão sério quanto hoje», constata o ministro. «O esgotamento e a exaustão dos recursos, e a deterioração do meio ambiente tornaram-se sérios gargalos restringindo o desenvolvimento económico e social», explicou. Também o primeiro-ministro, Wen Jiabao, afirmou, domingo, que a China precisa de um crescimento menos acelerado e mais limpo.

Segundo a edição digital de 28 de Fevereiro  2011 (hoje) do jornal Le Monde, duas cidades da província de Guangdong, no sudeste do país, destacam-se pela elevada taxa de poluição e pela presença de cinco metais pesados na água. Trata-se de Xintang, considerada capital das calças Jeans, e Gurao, cuja economia depende da produção de roupa interior, revela um relatório da Greenpeace. A organização, que actua em defesa do ambiente, considera que a poluição das duas cidades é o emblema da indústria têxtil chinesa.
Para piorar o cenário, governos de todo o mundo parecem pouco dispostos em destinar recursos no salvamento do nosso Ambiente. E nós, o que vamos fazer? A ONU lançou um apelo aos líderes políticos, para que abram a cabeça e não tenham medo de inovar."Os governos têm um papel central na modificação de leis e políticas, investindo dinheiro público na riqueza pública para tornar esta transição possível", ressaltou Sukhdev. Além disso, ações e iniciativas do setor público certamente "atrairiam trilhões de dólares em capital privado em prol da economia verde", afirmou
Ig.com

5 comentários:

Anônimo disse...

\se cada um fizer sua parte o mundo ficara bem melhor !!!!!!! vamos ajudar o meio ambiente ! faça sua parte !

Anônimo disse...

esta ruim mesmo

Anônimo disse...

porque começar falando de são paulo e rio de janeiro, porque não falar da bahia-salvador 3a capital do pais, estou farto dessa omissão de minha terra salvador para mim e muita gente e a 2a capital mais bonita do brasil!

Anônimo disse...

Tenho medo de como isso vai terminar...
12/02/2013

Anônimo disse...

Deveríamos começar primeiro pela casa da gente. Será que nós preocupamos em diminuir a geração de resíduos...Temos que tomar consciência em primeiro lugar.

Postar um comentário

 
Free Host