terça-feira, 1 de março de 2011

Culinária paraense, a riqueza da Amazônia.

Muitos pratos apreciados na Amazônia têm influência indígena, como o tucupi e o tacacá. O tucupi é um caldo muito apreciado na cozinha paraense. É um líquido amarelo que se obtém com a fermentação do suco da mandioca e serve como ingrediente de vários pratos, como o pato no tucupi.  O tacacá é um tucupi que leva mandioca cozida, camarão e jambu (um tipo de folha que provoca uma ligeira dormência nos lábios), temperado com pimenta de cheiro. É uma espécie de sopa encorpada capaz de substituir uma refeição. Para alguns, trata-se de uma comida, para outros, de bebida. Isso porque o tacacá é servido em cumbucas ou cuia.

Por ser uma região de grandes rios, como o Amazonas, o maior do mundo, onde vivem mais de 2 mil espécies de peixes, não é surpresa  que a culinária amazonense valorize tanto pratos como a caldeirada de tambaqui, o tucunaré e o pirarucu.Conhecido também como o “bacalhau brasileiro”, o pirarucu é um peixe que vive no Rio Amazonas e em seus afluentes. Ele chega a pesar 200 quilos, e a medir dois metros de comprimento. A carne do pirarucu é branca e macia, e muito saborosa, e é consumida grelhada, desfiada ou cozida. O pirarucu é pescado principalmente em lagos.

caruru
tucupi e pimenta de cheiro
Muitos pratos típicos da Amazônia são acompanhados por pirão, uma espécie de massa de farinha de mandioca que é cozida em caldo de peixe, ou no tucupi. A Amazônia também é terra de muitas frutas saborosas, algumas delas completamente desconhecidas em outras partes do Brasil.O exótico bacuri, que é metade flor e metade fruto, no início do século passado foi adotado pelo barão do Rio Branco, famoso diplomata brasileiro, como sobremesa dos grandes banquetes oficiais do Palácio Itamaraty.

Açai
O bacuri deve ser colhido e comido em 24 horas, senão perde o frescor da polpa, azeda e apodrece. É possível comê-lo fresco, mas pode ser servido como doce em calda, como sorvete, cremes e pudins. O bacuri disputa com o cupuaçu a preferência local.Talvez a fruta amazônica mais conhecida hoje, fora da região, seja o açaí. O Pará e o Amapá são os estados onde há maior produção da fruta. Ali, é costume consumir a pasta do açaí, que tem um gosto levemente ácido, com peixe, arroz, e outros pratos quentes nas refeições.

Fora da Amazônia, essa fruta rica em nutrientes e calorias, costuma ser servida como uma sobremesa, misturada a banana e cereais. Hoje, o açaí pode ser encontrado em cidades de todo o Brasil, e tem fama mundial, sendo exportado para vários países, como a França e os Estados Unidos.Quem anda pelas calçadas de cidades da região, como Macapá, a capital do Amapá, costuma encontrar vendedores de pupunha, uma espécie de coquinho verde, bastante oleoso, que é fervido com sal para ficar vermelho ou amarelo. Costuma-se servir a pupunha salgada, mas também pode ser adoçada, para ser servida como sobremesa.Claro que não pode esquecer a castanha-do-pará. Também conhecida como castanha-do-Brasil, ela pode ser comida ao natural ou ser usada em bolos, bombons e doces. Produto típico da região, essa oleaginosa é exportada para o mundo inteiro.

vatapa
Vatapá é um prato típico da cozinha da Bahia.O seu preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta malagueta, amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite-de-dendê, cebola e tomate.Pode ser preparado com camarões frescos inteiros, ou secos e moídos, com peixe, com bacalhau ou com carne de frango, acompanhados de arroz. A sua consistência é cremosa.Também é muito famoso no Pará, onde a receita sofre variações como a ausência de amendoim e outros ingredientes comuns na versão tradicional baiana.

O vatapá é influência da culinária africana trazida pelos escravos nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar, desenvolveram outros pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira. exemplos eo caruru a feijoada, entre outros.....


0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host