quinta-feira, 24 de março de 2011

Jaó - do Serrado a Mata Atlantica

Jaó é uma ave cujo nome científico é Crypturellus undulatus. É típica do Cerrado do Brasil Central. O Jaó e suas sub-espécies habitam matas abertas e cerrados no Brasil.É ave cinegética. Sua vocalização consiste em 3 ou 4 pios descendentes, sendo as notas finais mais aceleradas. Atende facilmente ao pio do caçador. Alimenta-se de sementes, frutas e invertebrados. Na Amazônia, habita trechos de Floresta aberta, beira de rios. Nessa região é chamado de macuco. No Sudeste e Sul do Brasil, ocorre o jaó-do litoral (Crypturellus noctivagus noctivagus), também chamado de Jaó-do-sul ou zabelê. Habita a Mata Atlântica primitiva, desde o nível do mar, até cerca de 400 m de altitude.Tem relativa tolerância às alterações antrópicas, sendo observada a sua ocorrência em pequenas áreas de floresta primária, circundadas por pastos e plantações Uma característica na reprodução dessa espécie, é a da formação de haréns de fêmeas no período de acasalamento (à exemplo de C. strigulosus), que se reúnem a um macho solitário e dominante. Fator que contribui para resultados normalmente escassos, obtidos em sua reprodução em cativeiros conservacionistas, em não se dispondo de uma proporção adequada entre os sexos.
O período do acasalamento ocorre de setembro a janeiro, quando então podem ser ouvidas as vocalizações dos machos. Além dessas vocalizações ocorre também um display de acasalamento; onde o macho se aproxima da fêmea em postura ereta com leve agito das asas, e em seguida foge dela por uns 2 metros com as asas meio erguidascabeça baixa e pena traseiras eriçada; a seguir volta-se de frente para ela e reinicia a aproximação.
O ninho é simples, apenas um ajuntamento de folhas secas sobre um leve rebaixo do solo. É geralmente construído aos pés ou entre as raízes tabulares de árvores como as sapopembas, ou moitas como as de gravatás, como exemplos. Sua postura é de 2 a 3 ovos de coloração azul-clara, incubados por 18 dias em média. Por vezes, várias fêmeas fazem suas posturas num mesmo ninho. A incubação é feita pelo macho, que cobre os ovos com folhas secas ao sair do ninho, ocultando-os. Também é o macho que cria e protege os filhotes.
Sua vocalização padrão consiste numa seqüência de 4 notas, sendo a primeira alongada e descendente, e as seguintes curtas e lineares. Emite também um único pio curto e agudo, como advertência ou desafio a outros machos da espécie. Seu piado é ressoante e pode ser ouvido à distância. No período da reprodução piam inclusive noite adentro. Diferentemente dos machos, as fêmeas da espécie piam baixo e de forma variada, normalmente ao amanhecer e no crepúsculo. Apresentam as fêmeas, mínimas diferenças no colorido da plumagem, sendo esse em geral um pouco mais claro. O desmatamento e a ocupação imobiliária de suas áreas de ocorrência natural têm contribuído para ameaçá-lo de extinção. 
Brasil escola

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host