segunda-feira, 14 de março de 2011

Pescaria de Baiacus – A limpeza e os cuidados

Mal vistos pelos pescadores esportivos, por seu voraz apetite, aliado a uma dentição muito forte e responsável pela quebra de anzóis e ruptura de linhas. Quando em cardumes não dão chance a outros peixes de capturarem a isca, limpando-as do anzol com astúcia.
Exóticos e de nado engraçadamente desajeitado, vale a pena ao pescador submarino, entre uma submersão e outra, admirar seu comportamento bastante incomum.
Existem mais de 180 espécies de baiacus pertencentes a família Tetraodontidae,  Baiacu - Classe Osteichthyes, Famílias Tetraodontidae e Diodontidae. Tem cabeça grande e boca pequena, em geral mau nadador, de movimentos lentos. Para assustar os inimigos, infla o ventre com ar ou água. Alguns apresentam espinhos ósseos por todo o corpo. É um peixe venenoso e pode provocar danos à saúde, até a morte, mesmo consumido logo após a captura. Praias, Sphoeroides testudineus e Lagocephalus laevigatus; recifes coralineos, Chilomycterus antillarum (baiacu-de espinho).
Ele deve ser limpo com muito cuidado para não se estourar a vesícula onde se encontra a Tetrodotoxina, a substância tóxica comumente chamada de fel. Depois disso ele pode ser preparado como um peixe comum. Prática, os Fugu Choorisi, profissionais especializados nesse trabalho, podem  executá-lo e um prato nunca custa menos de cinqüenta dólares. Mesmo com esse cuidado existem casos de morte como a de Mitsuguro Kabuki, famoso ator que morreu no Japão em 1973. A explicação para o fato é de que em determinada receita os Fugu Choorisi, colocam pequena dose da Tetrodotoxina para causar um leve No Japão este cuidado e tanto que somente depois dois anos de entorpecimento da boca, mas ninguém pode repetir o prato e conseqüentemente a dose de Tetrodotoxina. Por algum motivo Mitsuguro Kabuki, durante uma noite visitou vários restaurantes repetindo o pedido e ingerindo cada vez mais a toxina que o levou à morte.
Obs.: O GRANDE SEGREDO é o cuidado que se deve ter para não atingir a vesícula.
Guia pesca de praia







0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host