quarta-feira, 2 de março de 2011

Problemas reprodutivos podem levar rinocerontes a extinção

Problemas reprodutivos estão agindo como "anticoncepcionais" entre rinocerontes ameaçados de extinção na Malásia. Especialistas dizem que a tendência pode levar a espécie à extinção. Os rinocerontes de Bornéu são "primos" dos de Sumatra, filmados pela primeira vez neste ano.

Nesta semana, há um encontro de especialistas em Bornéu para discutir a questão. As maiores ameaças enfrentadas pela espécie são a caça predatória e a dificuldade em se reproduzir.

"Talvez porque eles vivam em partes diferentes da floresta, eles raramente tenham a ocasião de encontrar um parceiro", disse o responsável pelo departamento de vida selvagem no local, Laurentius Ambu, ao jornal "New Straits Times".

No entanto, cientistas descobriram que muitos machos sofrem de pouca produção de esperma e muitas fêmeas têm cistos em seus órgãos reprodutivos.

As tentativas do país em estimular a reprodução em cativeiro não funcionaram, de acordo com Ambu.

A organização não-governamental SOS Rhino divulgou que muitas fêmeas mantidas em cativeiro desenvolveram tumores no útero, tendo dificuldade para engravidar.

"É mais uma doença psicológica originada a desregulação de níveis hormonais e estresse", disse a presidente da ONG, Nan Schaffer.

Os chifres dos rinocerontes, feitos de queratina, são usados na medicina tradicional como afrodisíaco no país.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host