terça-feira, 29 de março de 2011

Terra, conhecer para poder cuidar

O Planeta Terra é a nossa casa, todos temos que cuidar muito bem dele, pois ele nos dá o alimento que comemos, o ar que respiramos e a água que bebemos. O Planeta está passando por um momento difícil dos seus  milhares de anos. Seus rios estão ficando sujos, o ar poluído e o solo contaminado, e somos nós, seus filhos, que estamos mal tratando esse belo planeta. Agora é hora de mudarmos esse panorama, cada um pode fazer a sua parte com atitudes simples como evitar o uso de sacolas plásticas, economizando água, evitando o uso de produtos que possam contaminar o meio ambiente, ou mesmo cuidando de uma árvore ou jardim.

Se cada viajante da nave Terra fizer a sua parte poderemos viver em um planeta melhor hoje e no futuro. Envie suas sugestões ou atitudes que estão dando certo, que iremos divulgá-las nesse espaço, http://www.promargem.org/ e  assim você poderá dar uma valiosa contribuição a toda humanidade.
Qual a relação entre o seu cotidiano e o meio ambiente? Você já parou para pensar? Muitas vezes, nos remetemos à responsabilidade de outros sem olhar para os nossos hábitos em casa, no trabalho e na comunidade. Descubra qual o impacto de pequenos gestos do nosso dia-a-dia na natureza. Quanto mais consumimos, mais lixo produzimos.
Os resíduos naturais, ou matéria orgânica, podem ser inteiramente absorvidos e reutilizados pela Natureza, mas o tipo de resíduos que nossa civilização produz nos dias de hoje, especialmente os plásticos, não podem ser eliminados da mesma forma.

Eles levam milhares de anos para se desfazer no ambiente. Você já mediu quanto você, sua família ou seu grupo de trabalho produzem de lixo por dia? A média nos grandes centros urbanos é de 1 kg por pessoa. É muito lixo! Mas você pode contribuir bastante se separar os materiais descartados. Comece separando o lixo entre seco (reciclável) e o úmido (orgânico). Você irá observar que o peso do seco é pequeno.
Já o lixo úmido, ocupa menos espaço, porém é bastante pesado. Parte do lixo seco pode ser encaminhado para a reciclagem e o lixo orgânico, por sua vez, pode ser destinado à compostagem  ou adubo oaganico.

Esta atitude pode ser difícil no início, pois é necessário envolver todos que estão à sua volta, mas se você tem vontade de fazer algo que realmente contribua com a preservação do nosso planeta, continue tentando e implante a coleta seletiva.
Em breve estaremos publicando novos materiais que possam ajudar na educação e conscientização ambiental das pessoas,

promargem/Mepa

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host