segunda-feira, 28 de março de 2011

UFPA/NEAm apresenta seu projeto de Educação Ambiental para 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO MÉDIO NA UFPA DE MARABÁ.
O Núcleo de Educação Ambiental (NEAm) da UFPA de Marabá, está dando início, mais uma vez, ao Projeto Jovem Ambientalista (PJA) de Marabá, que na versão 2011 é denominado Projeto PROMARGEM e que vai atuar com educação ambiental para comunidades ribeirinhas. O PJA é ofertado anualmente para estudantes do ensino médio de escolas públicas dos municípios de Marabá e de Parauapebas onde, nesse último, recebe o apoio da Prefeitura local.
Trata-se de um Projeto onde o estudante do ensino médio desenvolve estudos e pesquisas de campo e laboratório, sobre questões ambientais regionais orientados por uma equipe de monitores do NEAm, estudantes universitários de cursos de licenciaturas e bolsistas do Programa PAPIM da Pro Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA, e coordenados por professores da UFPA. Nesse Projeto, os estudantes têm atividades de 3ª feira a sábado e, eventualmente, no domingo, pelo turno da manhã, divididas em 2 etapas:
1-      Etapa de capacitação em temas ambientais e de revisão do conteúdo do ensino médio. Esta é uma etapa desenvolvida, predominantemente, em sala de aula, por uma equipe de monitores bolsistas do NEAm, com aulas expositivas, áudio visuais e, eventualmente, aulas demonstrativas de campo;
2-      Etapa de estudos de campo. Nessa etapa os estudantes do ensino médio, os Jovens Ambientalistas, desenvolvem pesquisa de campo junta às comunidades urbanas e rurais, levantando e aprendendo a interpretar dados socioambientais do cenário regional. Desenvolvem, ainda, um Programa de Educação Ambiental para as comunidades envolvidas, com a apresentação de filmes, slides, exposições de fotografias e dados socioambientais, palestras e cursos, num processo de pesquisa ação participante (PAP). Paralelamente a essas atividades, os estudantes são envolvidos num programa de estudos regionais com viagens para Carajás, Serra Pelada, Serra das Andorinhas e outros cenários socioambientais regionais
Por limitação financeira, esse Projeto é ofertado apenas para estudantes das escolas da Nova Marabá principalmente àquelas próximas do Campus I na Folha 31. A equipe do NEAm visita essas escolas divulgando o Projeto e convidando os estudantes a fazerem suas inscrições que são realizadas no NEAm no Campus I. Após as inscrições é realizada uma seleção que consta de verificar a familiarização e o interesse do estudante com as questões socioambientais. Por limitações do Projeto são ofertadas apenas 30 vagas. A participação do estudante é totalmente gratuita sendo solicitada, apenas, uma autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis, para aqueles de menor idade.
Nesse ano de 2011 foram inscritos 72 estudantes, porém apenas 57 comparecerem ao processo de seleção. Destes foram selecionados os seguintes:
RELAÇÃO

LISTA DOS APROVADOS


NOMES/IDADE/SÉRIE/ESCOLAS

Alessandra Silva Carvalho/15/1° ANO/Gaspar Viana
Bianca Brito Campos/15/1° ANO/Pqueno Príncipe
Brendo Silva Ramos/16/2° ANO/Gaspar Viana
Carliane Almeida Cardoso 18 3° ANO Jonathas Pontes Athias
Cristiane dos Santos Moraes 19 2° ANO Dr° Inácio Souza Moita
Daniele Torres R. Sousa 16 2° ANO Dr° Inácio Souza Moita
Deuzalina Lopes Soares 24 2° ANO Gaspar Viana
Eliana Lima dos Santos 17 2° ANO Salome Carvalho
Everton Farias de Carvalho 17 1° ANO Pequeno Príncipe
Felipe D. Alves da Silva 16 1° ANO Pequeno Príncipe
Fernando Pereira lima 19 3° ANO Dr° Inácio Souza Moita
Genival Alves Sodre 17 1° ANO Pequeno Príncipe
Geová Moreira Verbeno 16 3° ANO Salome Carvalho
Gustavo Andrade Magdaleno 14 1° ANO Pequeno Príncipe
Hayza Manfrine O. Castro 15 2° ANO Pequeno Príncipe
Igor Viera dos Santos 18 3° ANO Gaspar Viana
Ingrid Furtado Araujo 16 3° ANO Dr° Inácio Souza Moita
Iuc Jaiane O. Soares 14 2° ANO Pequeno Príncipe
Kemilly Carine Ferro 18 3° ANO Salome Carvalho
Leandra Ribeiro da Silva 15 2° ANO Pequeno Príncipe
Leticia Prestes Dias 18 3° ANO Dr° Inácio Souza Moita
Lucivam lima Estaquilino 19 2° ANO Dr° Inácio Souza Moita
Murilo Henriques F. Amaral 14 2° ANO Pequeno Príncipe
Tahiany Silva Wanzeler Pantoja 14 1° ANO Pequeno Príncipe
Talluana Santos de Moura 14 1° ANO Pequeno Príncipe
Thalyta Silva Oliveira 13 1° ANO Gaspar Viana
Vitor Ramon Lima Dias 15 1° ANO Dr° Inácio Souza Moita
Wallison Leoni Oliveira dos Santos 16 3° ANO Gaspar Viana
Jessica dos Santos Silva 18 3° ANO Gaspar Viana
Mario Ramos Matos 21 2° ANO Salome Carvalho

Lista de Candidato Reserva

Marta Silva de Sousa 15 1° ANO Gaspar Viana



As atividades, desses estudantes selecionados, irão começar no dia 4 de abril próximo, com uma aula inaugural proferida pelo coordenador do NEAm, professor José Pedro de Azevedo Martins, a partir das 9 horas no Campus I da UFPA de Marabá. Durante o mês de abril estará sendo desenvolvida a etapa 1 do Projeto e logo após dará inicio a etapa 2.

Nesse ano de 2011 o Projeto será desenvolvido em parceria com o Movimento Educacional de Preservação Amazônica (MEPA), Organização não Governamental voltada para a preservação ambiental da Amazônia Oriental, com sede em Marabá, que já vem desenvolvendo atividades culturais e ambientalistas na região há, pelo menos, 7 anos. Com base na experiência do MEPA as atividades do Projeto se voltarão para o conhecimento da relação estabelecida pelas comunidades ribeirinhas com a fauna regional e para o desenvolvimento de manejo sustentável de quelônios do rio Tocantins. Desta forma a temática que os Jovens Ambientalistas estarão trabalhando neste ano será o Manejo Sustentável de Quelônios do Rio Tocantins entre os municípios de Marabá, Itupiranga e São João do Araguaia. Lembrando que o PROMARGEM: projeto de manejo  dos recursos naturais das margens.  este ano tem o apoio da ALPA/VALE na questão manejo de quelônios e educação ambiental para as comunidades ribeirinhas.

1 comentários:

Osmar Ax disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

 
Free Host