quarta-feira, 23 de março de 2011

Veado-Campeiro (Ozotocerus bezoarticus)

São veados grandes, chegando a pesar de 30 a 40 kg. Os machos adultos apresentam chifres delgados, com ramificações de 3 pontas : uma simples para diante e outra dupla, para trás. Têm pelagem curta e lisa, de coloração geral castanho-clara, variando de acinzentada a avermelhada. Apresentam um anel de pelos brancos rodeando os olhos e uma mancha bem visível na região inferior da inserção da cauda e que se prolonga pela barriga e lado interno das patas. Vivem em campos abertos ou cobertos por escassa vegetação arbustiva e capinzais, onde se confundem com o ambiente.
Podem ser solitários, andar aos pares ou reunir-se em pequenos grupos, durante a estação seca. Saem à noite para comer folhas, brotos e sementes. Durante o dia permanecem escondidos em meio à vegetação. Quando vivem em lugares onde não há perseguição, é possível observá-los durante o dia, especialmente à tardinha. São ágeis, elegantes e deslocam-se com grande velocidade, principalmente em fuga. Na época da reprodução os machos brigam entre si, na disputa pelas fêmeas.

Após uma gestação de 9 meses, aproximadamente, as fêmeas dão à luz um só filhote,quando muito dois, que nasce com o pelo coberto de numerosas manchinhas brancas. Na primeira troca de pelo, as manchas desaparecem e o jovem adquire a coloração dos adultos. O veado-campeiro foi intensamente caçado e desapareceu de muitas regiões do Brasil. No Pantanal ainda é visto, raramente. Está na lista dos animais ameaçados de extinção.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host