Navegando pela Internet, tive o prazer de pesquisa sobre um animal que fez parte da minha vida na década de 70, quando da abertura da rodovia Transamazônica. O javali ou porco do mato como fomos ensinados a chamar.
Meus pais faziam parte de um projeto de assentamento financiado pelo banco mundial através do INCRA, ( instituto nacional de colonização e reforma agrária) mais precisamente no km 100, e estes animas faziam parte de nossa alimentação naquela época, Hoje estão ameaçados de extinção.
Os machos são mais corpulentos que as fêmeas e possuem os dentes caninos mais salientes (sobressaem na beiçada - navalhas e amoladeiras). Dependendo da idade, os javalis possuem vários tipos de pelagem: nascem com listas escuras longitudinais sendo assim designados por “listados”. A partir dos 6 meses, vão perdendo progressivamente as listas ficando acastanhados.
Por volta de 1 ano de vida, ficam mais escuros, de tons cinzentos a pretos. São animais onívoros que remexem o solo à procura de sementes, frutos, raízes, tubérculos e pequenos invertebrados. Também são oportunistas podendo caçar coelhos, répteis, roedores e alimentarem-se também de cadáveres (mais intenso na época de verão em que os outros alimentos escasseiam). As crias, em número de 1-6, nascem no final do Inverno, início da Primavera, após cerca de 4 meses de gestação. Os nascimentos ocorrem em abrigos especiais que as progenitoras constroem.
joiasdanatureza-cerveira.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário