segunda-feira, 2 de maio de 2011

Criação de peixe em cativeiro

Nos últimos  dias a ONG MEPA intensificou o seu trabalho junto às comunidades ribeirinhas, nesse primeiro momento as ações abrangem a visita e a atualização do banco de dados com informações referentes aos moradores.

O ribeirinho "Deuzim" montando seu tanque-rede 
Numa dessas visitas, um dos moradores demonstrou o interesse em aproveitar o potencial aquático de sua propriedade para a criação de peixes em cativeiro, mesmo não sendo essa a especialidade da ONG MEPA, fomos atrás de informações técnicas que pudessem ajudar ao ribeirinho.

A propriedade que fica na Ilha Vicente Pinto, uma das muitas ilhas formadas a partir da represa da Hidrelétrica de Tucuruí, é propícia para a atividade que o Sr. Deuzaniel de Oliveira pretende exercer, a criação de peixes em tanques-rede.
Jucelino Bezerra - Agrônono/UFPA
"O sistema de criação de peixes em tanques-rede, também conhecidos como gaiolas, refere-se a um tipo de criação feita em cercados de tela, geralmente nas formas retangular ou circular, abertas ou não no topo e flutuando na superfície. A gaiola é mantida na superfície através do uso de flutuadores ajustados. Os tanques-rede são utilizados em locais onde é difícil o escoamento total da água e não se consegue controlar bem o ambiente de criação. Ex.: represas, lagoas e braços de rio."
"Uma das preocupações, na inserção de tanques-rede nos rios e lagos, diz respeito ao fósforo que eles aí depositam apesar de não se diferenciar de qualquer outra atividade. O fósforo apesar de ser um elemento químico importante no meio ambiente, se encontrado em excesso na água pode causar a eutrofização das águas (aumento na quantidade de algas) com influência direta sobre a quantidade de oxigênio dissolvido e conseqüentemente sobre a vida aquática. Entretanto, isso não significa que os tanques-rede prejudiquem a água desde que instalados seguindo normas ambientais específicas, já que qualquer fator externo traz impacto ambiental a esses lugares." Jucelino B. de Souza.
Tanque-Rede pronto
Ribeirinho alimentando os peixes
"A criação de peixes é uma opção que pode contribuir com o aumento da renda familiar aproveitando as potencialidades do local. Em alguns casos, tudo o que os ribeirinhos precisam é de orientação técnica, como o o MEPA atua junto a essas comunidades, nada mais justo que ajudemos com aquilo que podemos. Levar conhecimento técnico e preservação ambiental são os nossos principais objetivos." (César Peres - Pres. do MEPA)

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual a relação e aplicação que o fósforo teria durante a instalação dos tanques-redes?

Anônimo disse...

oi gostaria de obter a ajuda de voces se possivel, pois tenho uma propriedade e estou pensando em investir na criação de peixes em cativeiro, ocorre que antes de tomar qualquer decisão estou estudando sobre isto. Assim gostaria de informações relativas a criação de peixes em cativeiro, tenho 2 espécies em mente tambaqui e matrinxã, mais ainda não decidi nada, pois também estou considerandoa a criação de camarões de agua doce.
contudo sinto-me leiga no assunto, assim qualquer tipo de informação seria relevante, como dicas, financiamento, espécies mais fáceis de criar, investimento inicial,tipos de tamque . etc..
aguardo contato no : adv_patricia_pinheiro@hotmail.com

Postar um comentário

 
Free Host