sexta-feira, 17 de junho de 2011

MEPA aposta na capacitação comunitária

O movimento educacional de preservação da Amazônia (MEPA) conduz projetos pioneiros no município de Marabá e região, inserindo a comunidade nas ações de educação ambiental, preservação e manejo sustentável dos recursos naturais da Amazônia. Uma parceria com UFPA\NEAm núcleo de educação ambiental.

Apesar das dificuldades inerentes ao processo, a instituição possui e acredita no seu potencial para capacitação comunitária e difusão de uma consciência humanitária fundamentada no respeito à natureza e proteção de vidas, do patrimônio material e do meio ambiente. Segundo césar Peres, presidente do MEPA, o projeto PROMARGEM já qualificou, mesmo que informalmente, dezenas de moradores das margens do rio Tocantins e Itacaiúnas que, depois de adquirirem o conhecimento, passaram a apoiar ou mesmo a compor a equipe de agentes no manejo de quelônios.

Este ano mais uma inovação no sentido de envolver a comunidade ribeirinha no projeto de preservação de quelônios está sendo desenvolvida pelo MEPA. Trata-se do projeto “Mel das Margens”, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Pará/Campus de Marabá que prevê a capacitação dos ribeirinhos no manejo com abelhas. As pessoas interessadas na criação de abelhas receberão, além do treinamento, algumas caixas racionais para abelhas do gênero Apis e das tribos meliponini e trigonini (abelhas nativas). Em contrapartida, se comprometerão a apoiar a ONG no projeto de preservação de quelônios, projeto esse que passou, desde o início deste ano, a receber o apoio da ALPA/VALE e que vai resultar na soltura de milhares de filhotes de Tracajá e Tartarugas para a natureza.

A partir dessa interação entre a ONG e a comunidade ribeirinha, pretende-se treinar agentes ambientais voluntário com forte base na educação ambiental com vistas à preservação dos recursos naturais. Neste treinamento, os alunos terão uma formação que irá capacitá-los, a saber, como fazer uso dos recursos naturais de forma sustentável e respeitando as leis ambientais. Com a formação destes agentes, serão distribuídos equipamentos de proteção individual e uniformes.

Outro projeto que a ONG tem dedicado parte do seu tempo é a construção de uma base definitiva do projeto “PROMARGEM”. Esta base está sendo construída às margens do rio Tocantins e servirá como referência aos projetos desenvolvidos pela ONG.
Local da Base do MEPA para trabalhos e pesquisas

Segundo o presidente César Peres, a base será uma escola de campo para os filhos dos ribeirinhos. Local onde poderão desenvolver atividades educacionais voltadas ao meio ambiente, além de receberem treinamento de horticultura, criação de galinhas caipira, peixe ornamental, abelhas etc.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host