quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pesquisadores na bacia Hidrográfica dos Rios Tocantins-Araguaia

A bacia Hidrográfica dos Rios Tocantins-Araguaia - É a maior bacia localizada inteiramente em território brasileiro, com 813.674,1 km². Seus principais rios são o Tocantins e o Araguaia. O rio Tocantins, com 2.640 km de extensão, nasce em Goiás e desemboca na foz do Amazonas. Possui 2.200 km navegáveis (Entre as cidades de Peixe-GO e Belém-PA) e parte de seu potencial hidrelétrico é aproveitado pela usina de Tucuruí, no Pará - a 2ª maior do país e uma das cinco maiores do mundo.

 O Rio Araguaia nasce em Mato Grosso, na fronteira com Goiás e une-se ao Tocantins no extremo norte do estado de Tocantins. A construção da Hidrovia Araguaia-Tocantins, tem sido questionada pelas ONGs (Organizações Não-Governamentais) em razão dos impactos ambientais que ela pode provocar, cortando dez (10) áreas de preservação ambiental e 35 (trinta e cinco) áreas indígenas, afetando uma população de 10 mil índios. Parte de seu potencial hidrelétrico é aproveitada pela usina de tucurui, no Pará - a 2ª maior do país e uma das cinco maiores do mundo.

No ultimo final de semana 09/07/2011, uma equipe composta por biólogos da UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro esteve em Itupiranga-pá, lá encontrou a equipe da ONG-MEPA, que trabalha o mapeamento de tabuleiro de desova de quelônios e educação ambiental para comunidades ribeirinhas.  A ONG deu apoio aos pesquisadores, Cláudio, biólogo da UFRJ especialista em medição de vazão de grande e pequeno porte e Teodósio, natural de Moçambique, que faz doutorado em modelagem de recursos hídricos, os mesmos estavam  codificando a entrada de água do reservatório da hidroelétrica de tucurui, onde é feito o transporte de carbono, que também é codificado. Estamos fazendo através de um processo automático onde a medida é feita por  um equipamento conectado a um computador que registra as informações que são armazenadas em um banco de dados. “Esta pesquisa faz parte de um longo trabalho que a universidade vem desenvolvendo em toda bacia hidrográfica dos rios brasileiros, diz Claudio”.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host