quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quase tudo pronto para a Soltura de Quelônios

Coleta de Ovo na Praia do Tucunaré

Desde o mês de Junho a ONG MEPA está trabalhando incessantemente nas águas do Rio Tocantins. Com a base fixa na Praia do Meio, o MEPA, fez palestra com a comunidade ribeirinha, acompanhou o período de desova da Tracajá (Agosto e Setembro), e, agora, já está monitorando a desova das Tartarugas (Setembro e Outubro).
Neste ano, a ONG MEPA teve uma grande adesão da comunidade ribeirinha na coleta de ovos, aqueles que não se engajaram  diretamente, pelo menos não coletaram para o consumo e comércio desordenado como em outros anos, isso de certa forma foi uma ajuda para com o Projeto.
mepa
Pres. da APPRPM apoia o MEPA
Uma parceria importante para o Projeto foi estabelecida com a APPRPM (Associação dos Pequenos Produtores  Rurais e Pescadores da Praia do Meio). Cícero de Souza, presidente da Associação composta por 187 famílias, garantiu o apoio às ações da ONG, o que resultou na coleta de milhares de ovos.

Já a Universidade Federal do Pará (Campus de Marabá), por meio do NEAm (Núcleo de Educação Ambiental), não esteve tão presente junto aos ribeirinhos para o trabalho de educação ambiental como planejado, a agenda acadêmica limita essa atividade de campo, mas nada que interfira no resultado final do projeto.

Os ovos coletados foram transportados para tabuleiros cientificamente preparados e são acompanhados por especialistas para garantir a sobrevivência do maior número possível de filhotes.

O ponto máximo do PROMARGEM (Projeto de Manejo dos Recursos Naturais das Margens) é a soltura dos filhotes. A devolução para a natureza dos milhares de filhotes de Tracajá e Tartaruga está prevista para o mês de Janeiro/2012 e acontecerá nas três localidades: Praia do Meio, Praia do Tucunaré e Praia do Macaco. 

Veja mais fotos da ONG MEPA

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host