terça-feira, 18 de outubro de 2011

Acompanhe a coleta de ovos de uma Tartaruga da Amazônia

Neste período do ano estamos saindo do ciclo de desova das Tracajás, agora são as Tartarugas da Amazônia que procuram as praias para desovarem. No último sábado (15), tivemos a oportunidade de localizar um ninho de Tartaruga numa área comumente frequentada por pescadores. A equipe do MEPA fez a transposição dos ovos para um dos tabuleiros do projeto na Praia do Meio, ao todo, incluindo ovos de Tracajás e Tartarugas, já somam mais de 15 mil unidades. O sucesso desse ano se deve principalmente ao apoio financeiro que a VALE/ALPA está dando ao projeto, em Janeiro acontecerá a soltura dos filhotes.
Presidente do MEPA aponta local exato do ninho
Área que a Tartaruga escava para "confundir" predadores
Depois de localizar os ovos é preciso armazená-los corretamente
Este ninho rendeu mais de cem ovos
A ação desse sábado foi registrada em vídeo, assista e veja passo a passo, como seguir o rastro, identificar o local de postura, localizar o local exato do ninho e como retirar e manusear corretamente os ovos.

Depois que a Tracajá ou Tartaruga põe seus ovos, ela só volta ao local no ano seguinte para uma nova desova, isto é, se o animal não for capturado. Os filhotes desde cedo, são entregues á própria sorte.

2 comentários:

Luiz Renato disse...

a cada visita ao blog fico mais encantado com o trabalho da ONG MEPA, parabéns Cézar Peres.
Luiz Renato

Jose de Anchieta Bulhoes disse...

Realmente e um trabalho muito mais que bonito e fabuloso.Agora creio eu que o apoio que a ong recebe deve ser um quase nada,pois pelo que percebi o numero de pessoas e muito pouco em relaçao a area geografica das prais do tocantins,e oque mais me chamou a atençao ,e ver vque as pessoas que fazem parte da mesma fazem um trabalho de coraçao mesmo ,com muita dedicaçao....em outro video postado ja para a soltura dos filhotes a natureza da para perceber o quanto as pessoas sao oportunistas ,querem aparecer por tudo e falar que estao dando um total apoio ...infelizmente !o dia da soltura dos animais e odia mais doce.sao poucos minutos e ja foi ,..agora o dia a dia na ardua tarefa do levantar meia noite e so parar no dia seguinte e tarefa para louco durante mais de noventa dias,sem pai nem mae ,mulher e nem irmaos nao e facil ...finalizo com meus parabens ao sr Cesar Peres e seus companheiros pelo mais bonito gesto de amor pela natureza e pela sua determinaçao no seu trabalho ...Pelo valiosissimo apoio da Mineradora Vale e ALPA,Prefeitura de Itupiranga,Petrolive<Maderaço,parabens por nao terem medido esforços para apoiarem este maravilhoso projeto....

Postar um comentário

 
Free Host