quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Técnicos da ALPA/VALE visitam a Base do MEPA

Esta semana recebemos a visita técnica de uma equipe de ambientalistas ligada à ALPA/VALE. Na verdade trava-se de um trabalho de campo da equipe composta por:
  • Ricardo Campelo - Engº Florestal da AMBIENTA
  • Joel Arantes - Técnico Ambiental
  • Melquisedeque de Alencar - Técnico Ambiental
  • Rafael Campelo - Zootecnista da FOCOAMBIENTAL
Os profissionais trabalham acompanhando os projetos que são financiados pela ALPA/VALE e nesta visita eles tiveram a oportunidade de acompanhar um pouco da rotina do MEPA nesse trabalho de proteção de Quelônios. É importante lembrar que nesse período do ano Tracajás e Tartarugas da Amazônia já depositaram seus ovos, o foco agora consiste em monitorar os tabuleiros e cuidar dos filhotes que estão nascendo.

Canoas e lancha usadas para navegar pelo Rio Tocantins

Ricardo Campelo faz seus registros no barracão do Projeto
Ao final dos trabalhos os técnicos se mostraram contentes com o que puderam constatar, Ricardo Campelo destacou a seriedade e responsabilidade com que o projeto vem sendo tocado, ele ainda se mostrou impressionado com a incrível porcentagem de nascimento de filhotes, mais de 98% por ninho. Sem a ajuda do projeto a maioria desses ovos ou seria consumida pela comunidade ribeirinha ou comercializada, o mesmo aconteceria com os filhotes encontrados, estes têm uma vida ainda mais difícil, pois teriam que escapar do homem e de outros predadores naturais.    

Filhote de Tracajá sendo medido

Uma Tracajá adulta foi devolvida para o rio

Tanques cuidadosamente montados recebem os filhotes

Um dos menores filhotes já medidos

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host