quarta-feira, 7 de março de 2012

Estudo sobre a Hidrovia Araguaia-Tocantins começa em Marabá


Marabá será o ponto de partida de uma equipe responsável por fazer um estudo das condições de trafegabilidade na hidrovia do Araguaia-Tocantins. Para tanto os hidrógrafos vieram de Belém em três embarcações que estão ancoradas na Orla Sebastião Miranda desde o último domingo.

Um dos barcos chama a atenção pelo porte, é o “Velho Chico”. Os barcos dispõem de vários instrumentos tecnológicos modernos que servem tanto para a navegação quanto para o estudo que será feito a partir de Marabá e que dará subsídios para a implantação da Hidrovia.

Num futuro bem próximo, grandes embarcações farão esse trajeto levando principalmente minério para o porto de Vila do Conde em Barcarena. Todo esse trabalho de infraestrutura é necessário para o pleno funcionamento da Siderúrgica da ALPA/VALE, prevista para entrar em funcionamento nos próximos dois anos.

Barcaças para transporte de minério (foto: antaq.gov.br)

Ponto crítico para a navegação: pedral sofrerá derrocagem

Mapa da Hidrovia de Marabá à Barcarena
Esse estudo que agora começa a ser feito tem previsão para ser concluído até junho desse ano. 

1 comentários:

Anônimo disse...

seria mito emportante para o pará esse progeto araguaia tocantina irá trazer para o pará muitas mudanças economicas, só em saber que o progeto vai percorrer muitos municipios em torno do lago, ainda assim vai trazer muitas emprezas que visam as encluzas de tucuruir, seria muito emportante que o nosso minério fosse retirado e beneficiado aquir no pará logico que as exportações são beneficas para o crescimento economico e sustentavios as empresas que exportarem, mas sabemos que o nosso minerio vai ter uma referencia no nosso estado.
sou técnico em mineração moro em breu branco pará mas sou afavor sesse progeto!

Postar um comentário

 
Free Host