sexta-feira, 2 de março de 2012

Secretaria de Meio Ambiente de Marabá Substitui Palmeiras Imperiais

Quando dizemos que uma cidade arborizada é melhor para se viver não estamos nos referindo apenas à questão estética, à beleza, são várias as vantagens que a arborização urbana trás para a população:
As árvores atenuam o calor do sol; absorvem ruídos; renovam o oxigênio do ar; filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores; contribuem para reduzir o efeito das enchentes, além de atrair pássaros.
Assim, além de estabilizar a temperatura ambiente, evitando os efeitos da insolação nas horas mais quentes do dia, estudos científicos demonstram que bairros arborizados apresentam temperaturas cerca de 4°C inferiores àquelas das áreas edificadas não arborizadas. (http://www.sapp.org.br)
Em Marabá  a aposta foi nas Palmeiras Imperiais mas as belas árvores não se adequaram a esta região e uma praga acabou com metade delas ainda no primeiro ano de vida e as outras vão morrer aos poucos, na época o fenômeno chamou a atenção desta ONG que até encomendou um estudo, estudo esse que originou o artigo MORTANDADE DAS PALMEIRAS IMPERIAIS

O aviso surtiu efeito, nos últimos meses a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem substituindo as Palmeiras por um espécime nativo da região (Ipê), isso garante a eficácia do trabalho. Quem passa pela Rodovia Transamazônica no núcleo Cidade Nova já pode ver as novas mudas já em processo de desenvolvimento. Quem ganha é a natureza e a população também, cidade bonita, clima mais limpo e menos quente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host