quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Piracema ameaçada no Pará

O meio ambiente do Pará acaba de sofrer mais um duro golpe, e o pior, um golpe dado por quem deveria proteger e lutar pelo estado. Dois candidatos eleitos deputados federal e estadual estão sendo acusados de fraude no seguro-defeso, seguro que deve chegar nas mãos dos pescadores no período da desova dos peixes (piracema). Segundo a acusação, os deputados eleitos Chico da Pesca dep. Estadual pelo PT e Miriquinho Batista eleito dep. Federal  também pelo PT teriam desviado mais de 40 milhões dos cofres públicos:

Em uma cidade do Sul do Pará, por exemplo, Floresta do Araguaia, na região do rio Araguaia, onde havia apenas 50 pescadores, já que este município em questão é essencialmente agrícola, pulou o número de pescadores para 506, foram cadastradas pessoas que não tinham nada a ver com pesca, as fraudes eram comandadas pela diretoria da Colônia de Pescadores que cadastravam as pessoas, o dinheiro ficava a maior parte com os espertalhões e que pediam votos para Miriquinho e Chico da Pesca. As pessoas recebiam até R$ 800, 00, o restante era divido entre os que mandavam o dinheiro. Ofereceram dinheiro para donas de casa, vaqueiros, etc. bastava ter um CPF e RG com validade para conseguir a certeira de pescador e receber o seguro defeso. (fonte: www.dihitt.com.br)

Fotos: César Peres
Desta feita muitos que são pescadores de verdade podem ficar sem receber o salário durante o defeso, (período em que os peixes sobem os rios para desova) o governo promete fazer um recadastramento para saber quem é de fato pescador, este recadastramento demorará dias ou meses causando um grande desconforto para quem precisa deste dinheiro para manter suas famílias. Resta-nos perguntar, quem vai pagar o preço por esta negligencia? E os fiscais terão argumentos para apreender as redes dos que sem opção irão ao rio em busca do sustento de suas famílias? E o meio ambiente vai mais uma vez ser o maior prejudicado? Sem o seguro, já tem pescador ameaçando voltar para o rio comprometendo o ciclo natural de desova de milhares de espécies.  



0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host