quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Grota Criminosa - Início, meio e o fim?

Todos os dias milhares de pessoas passam sobre a Grota Criminosa ou ao seu lado, a maioria nem a percebe, mas ela está ali firme e forte para suportar inúmeras agressões.
Grota Criminosa é o nome que este córrego recebeu por razões que dispensam explicações, talvez nem faça mais jus ao nome, contudo é assim que a conhecemos. O córrego tem sua nascente depois do KM 8, área militar na saída para São Domingos, percorre boa parte da Nova Marabá até chegar à Marabá Pioneira e desaguar no rio Itacaiúnas.
Ainda na Nova Marabá, onde a “grota” é toda “habitada”, os impactos ambientais são gritantes, pessoas vivem em condições miseráveis e, o resultado é catastrófico.

Palafitas evitam enchentes quando a grota transborda

Lixo e esgotos são os maiores problemas
 Especulasse que há um projeto para cobrir a galeria, dependendo do que vai ser feito, cobrir, apenas iria esconder o problema.
 A cidade de Marabá está em visível crescimento, mas, para tanto, tem que se comportar como cidade grande, já devia projetar estações de tratamento de água e essa grota deveria ser o ponto de partida. Se todo o esgoto jogado na grota bem como o seu lixo vão para o rio os problemas são multiplicados. Em entrevista concedida para o Globo Rural, engenheiro civil sanitarista Luiz Paulo de Almeida Neto definiu assim um esgoto:
O esgoto é repleto de vermes e coliformes, bactérias presentes no intestino de animais mamíferos, como o homem. Ele também vem carregado de nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio. Se for despejado nos rios em estado bruto, vai causar problemas. “Você vai poluir o solo e vai poluir o rio. O rio, você vai retirar muito oxigênio do rio e não vai permitir vida, os peixes vão morrer. E no solo, existem muitos microorganismos, muitos germes que vão sobreviver por longo tempo e também é um enorme potencial contra a saúde das pessoas”.
Oitenta por cento dos municípios paulistas têm sistemas de tratamento de esgoto. Outros municípios estão seguindo o exemplo, Marabá podia fazer o mesmo, independente de ser capital ou não.
Fotos dos Jovens Ambientalistas do Neam - UFPA

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host