sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MENOS VIDA NOS MARES E RIOS

Não é novidade que as redes vêm com menos peixes cada vez que é retirada dos mares e rios.
Se estamos causando danos irreparáveis ao meio ambiente terrestre, você pode imaginar que os oceanos e rios também não saem imunes da ação do homem.
 

A Terra é o único planeta conhecido com água em estado líquido em sua superfície. Uma enorme superfície – mais de 70% da área do nosso planeta é coberta pelos oceanos, rios, igarapés, lagos...  No entanto essa grandeza não impede a sua degradação acelerada causada pelas civilizações modernas. A pesca industrial, poluição e a acidificação dos mares desde a Revolução Industrial impactaram muito a vida marinha. 

Porém, as previsões para o futuro são muito mais sombrias. A redução do valor do pH (acidez) das águas dos oceanos terá enorme impacto nos ecossistemas marinhos no próximo século. Os mares, campeões na captura de carbono da atmosfera, devem entrar em colapso, diminuindo drasticamente a absorção de CO2. Justamente em tempos de aquecimento global.

Para piorar o cenário, os governos de todo o mundo parecem pouco dispostos em destinar recursos ao salvamento de mares e rios. Se houvesse punição severa para quem polui ou agride o meio ambiente, inclusive para os governantes, teríamos uma melhor qualidade de vida. Mas e nós, o que podemos vamos fazer para diminuir os impactos?
César Peres - ONG MEPA

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host