terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O menor tamanduá do mundo volta à floresta no Pará


 
Espécie rara foi salva por turistas quando tentava atravessar uma rodovia de Belém
O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) recebeu na ultima sexta-feira um raro tamanduá, da espécie tamanduaí, na superintendência do órgão no Pará.
O animal, um dos menos estudados da fauna brasileira, era ainda jovem, tinha cerca de 15 cm de  Comprimento (sem a cauda) e 300 gramas de peso. Apesar de viver no alto das árvores, quase nunca descendo ao solo, ele foi salvo por turistas quando tentava atravessar a rodovia PA 481, em Barcarena, a 123 km de Belém.
Resgatado, o menor tamanduá do mundo foi entregue ao instituto dentro de uma caixa de sapato e, depois de examinado, devolvido a uma área segura de floresta. O chefe da Divisão de Fauna do IBAMA no Pará, Leandro Aranha, comemorou o resgate do animal. Tivemos sorte de o bicho, que é muito pequeno e lento, ter sido visto antes de ser atropelado
Segundo ele, apesar da falta de estatísticas, é grande o número de morte de animais por atropelamentos em todo o Pará. Um espécime arbóreo só faria uma jornada destas, por terra, numa situação crítica. Provavelmente, perdeu seu habitat para o avanço dos desmatamentos na região. Ou ele partia em busca de uma nova mata ou morria de fome.
Com hábitos noturnos, o tamanduaí passa o dia enrolado nas copas das árvores e se alimenta principalmente de formigas. No Brasil, há registros da espécie nos estados da região amazônica e, com menos freqüência, no nordeste.
O tamanduaí não está incluído na lista dos animais ameaçados de extinção. Mas pouco se sabe sobre a abundância da espécie, que vem sofrendo com a destruição de florestas e a sua captura na natureza. Na região amazônica ainda comum ver o tamanduaí, também conhecido como tamanduá-anão ou tamanduá-seda, sendo criado ilegalmente em cativeiro como animal de estimação.
record/belem

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host