terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tartaruga é salva por veterinários após levar tiro de espingarda

Animal é um dos raros machos entre as cerca de 50 tartarugas marinhas que vivem na Baía de San Francisco


Uma tartaruga marinha de mais de 113 quilos está recebendo tratamento em um conhecido parque aquático em San Diego, nos Estados Unidos, após ser atingida por tiros de espingarda.

Batizada de Bruce, a tartaruga do sexo masculino, de pelo menos 50 anos de idade, foi encontrada em estado grave, desidratada e abaixo do seu peso normal, na Baía de San Francisco, no último dia 25 de janeiro.

Segundo veterinários, Bruce é um dos raros machos entre as cerca de 50 tartarugas marinhas que vivem na região. 
Foto: SeaWorld
Bruce vinha sendo monitorado desde 2009 pela Associação Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. Em uma inspeção de rotina, pesquisadores constataram que o animal se encontrava letárgico, respirando com dificuldade e com ferimentos em sua cauda e nadadeira.

Ao ser levado para a unidade de emergência do oceanário SeaWorld, Bruce foi submetido a exames de raios X que revelaram que ele contava com projéteis ainda alojados no músculo no pescoço.

De acordo com o veterinário Hendrik Nollens, as balas de chumbo estão na parte de baixo do pescoço, o que indica que Bruce deveria estar com o pescoço fora da água quando tomou o tiro.

Projéteis 
Os veterinários disseram não ter retirado os projéteis porque eles não danificaram artérias e poderiam causar mais danos tentando removê-los.

No último sábado, o SeaWorld foi palco de protestos por parte de ambientalistas que alegam que o parque marinho temático e oceanário maltrata animais.

Os especialistas do parque citaram o tratamento oferecido a Bruce como exemplo para refutar a acusação.

Bruce é uma das raras tartarugas marinhas que habitam a região da Baía de San Diego. A expectativa é de que ele esteja recuperado até o verão deste ano, quando as águas estão mais quentes, e que ele possa ser mandado para seu habitat natural novamente.
BBC BRASIL

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host