terça-feira, 22 de março de 2011

Vale - incentivo à pesca sustentável

Aprender a tratar o peixe, desde o corte até a forma de embalar o produto, como forma de agregar valor e conquistar consumidores. Esta é uma das metas dos cursos de qualificação em São Luís do Maranhão oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Socioeconômico da Comunidade de Pescadores da Praia do Boqueirão.
Em 2011, o programa inicia uma nova fase e vai oferecer aos 52 pescadores cadastrados e a seus familiares a oportunidade de se organizarem. Promovida pela Fundação Vale, a iniciativa estimula o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal nas comunidades que usam a atividade para a sua subsistência. As metas são valorizar e preservar a cultura da pesca artesanal, colaborar para a geração de renda e contribuir para o exercício da cidadania. Desde 2009, foram ministrados sete cursos que atenderam 243 alunos.
A metodologia de aprendizado é desenvolvida a partir de núcleos formados em diversas áreas de conhecimento, como pesca e captura artesanato e até gestão e administração. Essas unidades serão gerenciadas pela comunidade pesqueira e contarão com o acompanhamento técnico da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Secretaria Municipal da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), parceiros da Vale no programa.
A sim como no Maranhão podemos desenvolver este tipo de treinamento em marabá, gerando renda aos pescadores que vivem presos nas mãos dos atravessadores.  Esta é uma das metas dos cursos de qualificação que o MEPA pretende em parceria com a VALE/ALPA realizar com as comunidades ribeirinhas de Marabá e região. 
Vale.com   

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host