quarta-feira, 8 de junho de 2011

MEPA faz trabalho de captura de abelha

Os trabalhos da ONG MEPA estão a todo vapor. No último final de semana por exemplo, o Educador Ambiental César Peres (MEPA) liderou uma ação que envolveu "Os Jovens Ambientalistas" (Programa do NEAm/UFPA) e o agrônomo Jucelino (UFPA), os estudantes foram para ficar dois dias acampados acompanhando o trabalho que a ONG MEPA está desenvolvendo nas comunidades ribeirinhas.


Os estudantes puderam conhecer os tabuleiros naturais de desova de Tracajá e Tartaruga, e, puderam ver como o MEPA trabalha no cadastro de moradores que vão ajudar na coleta de ovos (consumo consciente) e ainda acompanharam de perto a captura de abelhas para a produção de mel, esta última ação é mais uma contribuição da ONG MEPA na tentativa de gerar renda para os ribeirinhos, nesse caso a ONG entra com o auxílio técnico, incluido alguns equipamentos. 
Os ribeirinhos estão aceitando bem todas as ações desenvolvidas pelo MEPA, e, como eles estão ganhando algo de concreto e imediato, fica fácil conseguir adesão para os outros projetos como o de proteção de quelônios. Eu acredito que esse é nosso papel, trabalhar a educação ambiental mas contribuir com os moradores ajudando-os a encontrar formas sustentáveis de aumentar a renda familiar ou, conseguir uma pois muitos não aproveitam suas terras por falta de conhecimento técnico e nós do MEPA somos os únicos que estamos com eles diariamente. (César Peres - ONG MEPA)
Muito do que está acontecendo hoje só é possível graças ao apoio que o MEPA está recebendo da ALPA/VALE e da parceria com o núcleo de agronomia da UFPA/Marabá.
O ponto máximo dos trabalhos será a soltura de milhares de quelônios prevista para o final do ano.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host