segunda-feira, 6 de junho de 2011

ONG MEPA desce o rio em trabalho de campo

Há exatos dois meses integrantes da ONG MEPA – Movimento Educacional de Preservação da Amazônia -  em parceria com a UFPA\AGRONOMIA, começaram um trabalho intensivo junto aos ribeirinhos que moram à margem do Rio Tocantins.

O Educador Ambiental César Peres (Presidente da ONG), o Agrônomo Jucelino Souza (UFPA/AGRONOMIA), juntamente um bolsista do curso de agronomia, como tambem   moradores voluntários ribeirinhos, estão trabalhando no cadastramento de moradores dispostos a colaborarem com os tres projetos que o MEPA/UFPA tem para aquela localidade: Quelônios da Região do Carajás e Mel das Margens e educação ambiental. Esse ano a ONG MEPA conta o apoio da ALPA/VALE  que está finaciando esses projetos, o que garante mais suporte para atender melhor as comunidades.
"Felão" assina termo de colaboração
A atividade já faz parte das ações de Educação Ambiental, num primeiro contato a equipe reúne as famílias, expõe os objetivos dos projetos e explica a importância de cada um dar a sua parcela de colaboração com o meio ambiente. No caso do Projeto Mel das Margens como a comunidade sai ganhando de imediato, já que O MEPA orienta e ajuda tecnicamente no manuseio das abelhas para a produção de mel a aceitação é imediata, por outro lado, o trabalho de proteção de Quelônios e educação ambiental exige mais trabalho e aos poucos os ribeirinhos vão se cadastrando como voluntários.

Moradora assina termo de colaboração
João Carlos (calça verde) com a equipe do MEPA 
Como a ONG MEPA sempre leva até os ribeirinhos um especialista em alguma área agrícola, o encontro acaba sendo uma forma de contato com a técnica que normalmente é carente por parte dos órgãos públicos (SEMMA, EMATER, INCRA), nesse caso, por exemplo, o produtor queria entender o que está acontecendo com o seu bananal, todo ele comprometido, as palhas secaram e árvore já não dá mais frutos. Caso devidamente explicado pelo agrônomo Jucelino.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host